domingo, 28 de agosto de 2011

Diga apenas "sim" aos seus filhos!

Você já parou para contar quantas vezes ao dia você escuta dos seus filhotes a frase acima? Caso ainda não tenha feito isso, por curiosidade e estatística materna, faça!
A pergunta pode ter versões variadas, por exemplo: “Mãe, você pode arrumar os meus brinquedos?” ou “Mãe vamos viajar para a Sibéria?” etc. O questionário infantil é infinito então, prepare-se para responder sempre sim para todas as incríveis perguntas que essas crianças maravilhosas fazem.

Parece loucura, não? Mas não é! Você perceberá que essa simples estratégia evitará uma imensidão de conflitos cotidianos com os seus filhos. O truque é que se trata de um sim condicional. Eu uso essa técnica com o meu filho e ele se sente sempre ouvido e autorizado, mesmo que não consiga o que quer.
A idéia é virar a situação a seu favor e evitar os infinitos “por quês” que vem logo em seguida do seu sonoro não.

Quantos não você diz aos seus filhos e com eles vem uma discussão ou outra pergunta que necessita de uma resposta imediata, pois eles não têm a paciência necessária para esperar que você confabule uma resposta razoável que os satisfaça. Então por esses e outros motivos, o sim é a melhor saída. Como fazer isso? Eis aqui alguns exemplos:
“Mãe, posso comer chocolate?” (detalhe: antes do almoço. O meu filho adora essa). Resposta: “Sim, depois que você almoçar, posso lhe dar um pedaço”; “Mãe, posso dormir na casa da Joana?” – resposta: “Sim, parece uma boa idéia para quando você tiver 10 anos”; “Podemos ir na Disney?” – resposta: “Sim, parece maravilhoso. Então vamos economizar para que um dia possamos fazer essa viagem”; “Posso ficar acordado até meia noite?” – resposta: “Sim, quando você tiver 15 anos, você poderá fazer isso com certeza”.
Entenderam a idéia? O interessante nisso tudo é que você cria uma atitude positiva nos seus filhos e conduz uma relação familiar baseada em diálogos e não em estressantes discussões que não levam a lugar nenhum.
Provavelmente algum dia, seus filhos irão entender que os constantes sim que recebem, na verdade são um não camuflado (pelo menos um não condicional), mas até que isso aconteça você já criou uma relação saudável e baseada no diálogo.
É claro que em algumas situações um não categórico é necessário, até mesmo porque as crianças precisam entender o significado da palavra não em suas vidas e precisarão aprender a aceitar isso.
Experimente!

domingo, 21 de agosto de 2011

Blogagem Coletiva: Férias em família


Este texto faz parte da Blogagem Coletiva do mês de agosto do Blog Maes Internacionais  Visite o site para saber mais sobre férias da garotada pelo mundo. 

Para muitas famílias, tirar férias todos juntos é uma missão quase impossível, principalmente quando os filhos vão crescendo e as vontades vão ficando cada vez mais diferentes. Um casal amigo que tem filhos com idades entre 10 e 20 anos, já desistiu de viajar com a família toda. Os jovens querem estar com os(as) namorados(as) e a caçula sente enjoo durante as viagens longas. Para convencer todos os filhos a estar juntos é preciso ter argumentos consideráveis. Outro casal que tem três filhos entre 4 e 9 anos, me disseram que não viajam juntos há quase 5 anos, pois nem sempre as férias do casal é na mesma época. Para famílias como estas e outras tantas que existem mundo afora, o importante é relaxar e ser criativo quando as aulas da garotada terminam, pois férias não é sinônimo de estresse e sim de diversão.

E por falar em diversão, aqui em Vancouver o que não falta são opções de diversão para todas as idades. No verão tudo acontece. Existem muitas atividades free pela cidade e lugares lindos para visitar, além de imensos parques recheados de brinquedos, campos de golf, áreas para pic-nic, BBQ e camping. As opções são tantas que é praticamente impossível você ir a todos os eventos e lugares ou fazer tanta coisa interessante no seu período de férias. Para solucionar esse pequeno problema de tempo, existem os finais de semana. Com tanta coisa legal para fazer pela cidade, só fica em casa durante as férias quem não gosta de se divertir. Para mais informações sobre o que fazer na cidade, acesse: Atividades grátis pela cidade 

Para quem gosta de arrumar as malas e por o pé na estrada, as opções aumentam consideravelmente. O estado de British Columbia é um paraíso natural e, lugar bonito para visitar é o que não falta. Veja Aqui  as maravilhosas opções do que fazer e para aonde ir no estado.

Nestas férias fizemos e continuamos fazendo um pouco de tudo. Viajamos, fomos a parques, cinema, nos encontramos com os amigos, fizemos pic-nic... e ficamos em casa nos dias em que estávamos exaustos, pois passear também cansa, mas é uma canseira tão boa que sempre deixa o gostinho de quero mais. Porém, não se preocupe tanto com o que fazer ou para aonde ir, preocupe-se em estar tranqüilo e em paz com a sua família, fazendo coisas agradáveis e aproveitando a companhia das pessoas que você mais ama. Sentindo e agindo dessa maneira, não importa se você está no sofá da sua sala, sentando ao lado dos seus filhos, comendo pipoca e dando boas risadas de um engraçado filme ou em Paris jantando em um restaurante chic, você estará aproveitando da melhor maneira as suas férias: sendo feliz!

Viva a vida: Relaxe e divirta-se!

Algumas atividades free pela cidade
Vancouver Summer Festivals

Vancouver Water parks for kids

Vancouver Outdoor Movies

Vancouver Salsa Dancing in Robson Square
 
Vancouver Summer Music Concerts