segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mamãe eu quero ler!

Lembram de um antigo comercial em que um menininho pedia para a mãe comprar brócolis no supermercado? Parece meio fora do comum, não? Mas é perfeitamente possível desenvolver hábitos saudáveis em nossos filhos. Isso vale para a alimentação e para a leitura.
 
"É preciso desenvolver o encantamento pela leitura.
É preciso desenvolver a paixão por um bom livro.
É preciso tornar a leitura parte do cotidiano" - Lila Rosana

Infelizmente o Brasil é um pais onde poucos tem o hábito de ler. Já recebi e-mails de pais que comentavam que nas escolas de seus filhos, nem biblioteca tinha. Por aí podemos ter uma idéia de como ler não é levado a sério por uma boa parte da população brasileira, incluindo os educadores.
 
Parece contraditório que em uma escola, o habito da leitura não seja incentivado. Que o Brasil é um país onde a educação não é prioridade não é novidade para ninguém; por isso é dever dos pais, acima de qualquer instituição, incentivar os filhos a pratica da leitura. Não vamos esperar que alguém faça isso no nosso lugar. Este é um dos valiosos hábitos que temos o dever de incentivar em nossos filhos!!  
 
Conheço muita gente que detesta ler. Quando pergunto para estas pessoas se elas liam quando eram crianças, elas geralmente me respondem: Não!
 
É claro que você não vai amar algo que você nunca teve contato, ou se teve foi por mera obrigação e não por prazer. Dizer para os filhos: "Você TEM de ler!" não ajuda em nada a incentivá-los à leitura, muito pelo contrário, vai gerar neles um mal estar assim que colocar os olhos neste retângulo cheio de folhas.
 
É preciso desenvolver o encantamento pela leitura, é preciso desenvolver a paixão por um bom livro, é preciso tornar a leitura parte do cotidiano. E para que isso aconteça, a motivação pela leitura deve ser desenvolvida desde a infância (não importando a idade) e deve ser feita com alegria, entusiasmo e de maneira atraente.
 

Aqui algumas dicas para isso:

 
- Leia para seus filhos sempre. Isso vale para quando eles ainda são bebês e nem sequer sabem o que é um livro. Este hábito é valiosíssimo, pois a criança irá se acostumar com a sua voz lendo e fará a associação da leitura com um gesto de afeto materno/paterno.
 
- Leia seus próprios livros. Este é um belo exemplo para os bambinos. Afinal, gestos falam mais que palavras. Não adianta você falar para os seus filhos: "Vocês precisam ler!" se você nunca senta e se delicia com um bom livro.
 
- Compre mais livros que brinquedos. Não iremos entregar o ouro aos pequenos dizendo para eles: "Mamãe vai comprar um livro no lugar deste carrinho/boneca, tá?" É claro que ele(a) vai odiar a idéia. Mas se o fizermos discretamente, como um gesto quase que natural, cotidiano, eles irão associar  entretenimento com leitura. E por favor, não deixe de comprar brinquedos, pois brincar faz parte da infância tanto quanto ler.
 
- Leve seus filhos frequentemente à bibliotecas. Sejam elas na escola ou nas públicas. Estar em contato com ambientes de leitura vai ajudá-los a incorporar a idéia de leitura.
 
- Quando seu filho ler um livro, peça que ele lhe fale a respeito do tema lido. Mostre interesse pela leitura dele fazendo perguntas e comentários positivos.
 
- Compre ou empreste um livro diferente por mês. Escolha um mais elaborado, com mais figuras e informações, afinal você fará isso apenas uma vez por mês. Leiam juntos e pesquisem mais sobre o tema na internet. Unir os dois mundos (gráfico e virtual) torna a atividade atraente para esta geração que vive conectada.
 
- Para os filhos que já sabem ler, não permitam que eles durmam sem antes ler ao menos uma página de um livro. No começo eles vão reclamar dizendo que estão com sono, cansados, etc. Farão tudo em nome da não leitura (principalmente se este não for um hábito antigo), mas com carinho, jeitinho e motivação, diga-lhes: "É apenas uma página. Estou curiosa para saber o que acontece na página seguinte desta história." Este é um pequeno, mas infalível truque para incentivar os  sonolentos leitores a ler a página seguinte.  
 
-  Cada idade um livro: Quanto menor a criança mais figuras e menos letras um livro deve ter. O primeiro passo para desenvolver a paixão pela leitura é a criatividade. As crianças muito pequenas, irão olhar a figuras e imaginar o que elas querem dizer. Com o tempo, elas terão o desejo de saber o que as palavras dizem sobre as imagens vistas. A partir daí, o interesse está lançado, agora é só motivar dia a dia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário