segunda-feira, 1 de março de 2010

Podemos fazer algo pelo nosso Planeta?

As noticias de desabamentos no Rio, infindável chuva em São Paulo, tempestade na França, terremoto no Haiti e agora no Chile, me deixaram imensamente pensativa e preocupada (não que já não estivesse antes). Não posso deixar de pensar nas vítimas, seus familiares e acima de tudo no nosso Planeta Terra.

É evidente que esse super organismo vivo que é a Mãe Terra, está doente e por isso, buscando formas de retornar ao seu equilíbrio natural. E certamente vai consegui-lo, mas não sabemos a que preço. É provável que a natureza e todos os seres que nela habitam paguem um valor inestimável por esse equilíbrio.

Muitos já devem conhecer o documentário de Al Gore (ex-vice presidente dos EUA) "Uma Verdade Inconveniente". Nele, é ressaltada uma postura Global, que é a do descaso diante da catástrofe e do inevitável. Agimos como se o que ocorre no mundo não fosse ou não estivesse nos atingindo, e como se nada tivéssemos a ver com isso. Mas na verdade somos parte disso tudo! "A atual crise climática talvez dê a impressão de ocorrer lentamente; mas na verdade, ela está acontecendo muito depressa, e já se tornou uma verdadeira emergência planetária. Em chinês, a palavra ''crise'' consiste em dois caracteres. O primeiro é o símbolo do perigo; o segundo é o símbolo de oportunidade. Para enfrentar e vencer o perigo temos de reconhecer que estamos diante de uma crise. Sendo assim, por que nossos líderes parecem não escutar esses sinais de alerta tão claros? Estariam eles resistindo a reconhecer a verdade porque sabem que, no momento em que o fizerem, terão de enfrentar o imperativo moral de agir? Ou será apenas mais conveniente ignorar os alarmes? Talvez seja; mas o fato é que as verdades inconvenientes não desapareceram apenas por não serem vistas. Quando ninguém reage a elas, sua importância não diminui, mas aumenta." Al Gore.

Não dá para fazer "vista grossa" diante dos inúmeros avisos da natureza. Precisamos realmente fazer a nossa parte. Mas o que podemos fazer? Qual é a nossa parcela de responsabilidade nisso tudo? É claro que não dá mais para acreditar que o que fazemos não afeta aos demais. A nossa atitude positiva é tudo.

O que você pode fazer pelo planeta hoje? Poderia citar aqui inúmeras coisas possíveis de se fazer, desde a reciclagem até atitudes ativistas, mas vou me deter à educação dos nossos filhos. Quando penso que o nosso planeta está doente e procurando curar-se, penso nas crianças. O que restará para elas? Como poderão lidar com tantas mudanças, e o que elas poderão fazer para ajudar? Como pais, é nossa responsabilidade educá-los para um mundo melhor. Geração após geração educada com uma maior consciência ecológica possibilitará um futuro para o planeta. Quando falo em ecologia, não me refiro apenas em plantar árvores, mas em uma ecologia profunda, baseada no respeito pelos seres. Pois quando respeitamos aos outros, não faremos nada que possa causar dano. Não consumimos exageradamente, gerando cada vez mais e mais lixo, não destruímos árvores, não matamos animais, não batemos em crianças, não tratamos do nosso lixo sem o menor cuidado...

Para gerarmos mudanças em nós e em nossos filhos, precisamos assumir a realidade que nós cerca. Não dá mais para fingir que não fazemos parte de tudo isso e que a nossa atitude não fará diferença nenhuma no processo de mudança. Acredite, fará sim!

Compartilho com vocês o vídeo "The story of Stuff - A História das Coisas". A criadora do filme é Annie Leonard, uma ativista que passou 10 anos viajando pelo mundo engajada na luta contra ameaças ambientais. Ela narra a História das Coisas de forma leve e com uma visão bem realista. Este vídeo é apenas o início da história. Você pode se envolver com a idéia de Preservação no site www.StoryofStuff.com.

Abraços,
Lila


2 comentários:

  1. Lila, que postagem maravilhosa! Acho que muitas pessoas estão preocupadas com essas manifestações da natureza mas não sabem como poderiam adotar ações no dia a dia.

    Muito oportuna a sua postagem e até acho que deveria enviar o link para a Andréia - http://andreia-devaneios.blogspot.com/2010/02/ola-meus-queridos-amigos-lancei-este.html

    No último dia 28, houve uma blogagem coletiva, em que a reflexão era: Se você tivesse a oportunidade única de fazer deste mundo um lugar melhor, o que você faria, como o faria e o que mudaria?

    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Lila! Sobretudo qdo vc fala numa ecologia mais profunda, que envolve a maneira como nos relacionamos. Embora exista muita gente se proveitando do tema "salve a natureza" para enriquecer (é só olhar o exemplo "ecológico" de slogans estampados em blusas caríssimas), temos um problema real do qual somos parte e pelo qual devemos fazer nossa parte. Minha crença é que, como tudo que é material, este mundo haverá de se desfazer um dia, independente de nossas atitudes. Mas, não quer dizer que podemos antecipar seu fim. Até pq até o fim, esperamos estar aqui, nos nossos filhos, netos, bisnetos etc. E queremos que eles vivam num lugar tão maravilhoso qto conhecemos agora, apesar das catástrofes.
    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir