segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma história que precisa ter fim

Hoje recebi um triste e-mail de uma amiga que me contava sobre um grave acidente de carro que seu filho mais velho sofreu. Ele está em coma induzido, e ela é claro, desolada! Infelizmente o seu filho é usuário de drogas... Sei de todos os esforços que a minha amiga fez para que ele abandonasse este terrível vício. Desejamos que em breve isso possa acontecer.

Cito a história dela como um exemplo dentre muitos que acontecem em diversas famílias no mundo inteiro. Por isso digo que nunca é cedo ou tarde demais para orientarmos os nossos filhos sobre a vida, e principalmente sobre o uso de drogas...

Ontem, o meu pequeno perguntou sobre o que era o cigarro. A sua pergunta saiu da seguinte maneira: "Mamãe, o que é esse negocinho branco e fino que as pessoas põem na boca e sai fumaça?" 
Atenção! Fiquem atentos para as perguntas que seus filhos fazem e aproveitem elas ao máximo para informar, formar moralmente e educar os seus pequenos. Esses momentos de questionamentos, são verdadeiros sinais de que a criança está preparada para receber a informação. 
Expliquei ao meu filho o que era o cigarro e mostrei fotos na internet. Cada foto foi um questionamento e uma oportunidade para educar. 
Hoje ele estava assistindo TV e passou uma propaganda de cigarro. Ele falou: mamãe, aquele homem está fumando cigarro e vai ficar doente! Essa fala foi a minha certeza de que a nossa conversa teve efeito positivo.

Tem uma maravilhosa história em quadrinho de Maurício de Sousa sobre o uso de drogas. Leia para o seu filho. Acredite, ele lembrará dela na hora em que algo semelhante ocorrer.
Acesse o site para ler a historinha. http://www.monica.com.br/institut/drogas/#top
Bom Proveito!
Lila

6 comentários:

  1. Ótima dica, Lila! E a historinha é muito esclarecedora mesmo, bem produzida e detalhada, fiquei surpresa em como conseguiram facilitar a linguagagem e a compreensão.

    Outro dia assisti a um programa de tv que tratava do tema das "perguntas" das crianças. E a psicóloga que lá estava falou o mesmo que você aqui, sobre aproveitar a oportunidade da pergunta.

    Grande abraço,
    Michelle

    ResponderExcluir
  2. Lila, muito bom sua postagem! Com certeza lerei esse quadrinho de Maurício de Souza para os meus filhos. Obrigado.

    *Entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lila, voltei. Minha irmã se chama Lilian e a chamamos de Lila. [sorrio]. Fantástico o quadrinho. Sua postagem é realmente muito boa. Parabéns. Grande abraço e obrigado por sua atenção ao meu blog!

    Abraço!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  4. Lila, quando a criança chega ao ponto de perguntar é sinal de que está muito interessada e não podemos deixá-las sem respostas! Não esperar que a droga bata a nossa porta para falar sobre ela, por que quando os pais chegam a saber do uso pelo filho, pode ser tarde!
    Espero que o filho da sua amiga saia logo do coma e possa viver sua vida com dignidade!! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho...
    Vou observar mais a Bia sim, sobre as suas perguntas vou responde-las, na escola o castigo é simples, as crianças que fazem bagunça ficam sentadas em uma cadeirinha isoladas dos outros, eles a chamam de cadeirinha do repouso, a Bia não gosta de ir, mais pelo q sei da Tia da escola ela só foi uma vez, e sempre que ela faz algo de errado em casa, se eu digo sobre a tal cadeira ela chora e faz escândalo, ai não sei se é mimo, ou se é pânico da tal cadeira, mais acredito que não goste pq vê os amiguinhos sentados chorando, então criou uma imagem de que a cadeira é ruim.
    A única situação que ela vivenciava na família, desde que nasceu é que eu e o Pai dela não estávamos nos entendendo devido aos desempregos constantes dele, eu sempre trabalhei e durante 7 anos juntos 5 anos foi desemprego da parte dele e então eu tinha que ser o homem e a mulher da casa, por este motivo me sentia sobrecarregada, por um tempo eu pedia muito para q ele fosse embora e nos deixasse em paz e ele sempre negava e nunca foi, as brigas eram constantes e absurdas, mais já que o meu marido não mudava de comportamento que mudou fui eu, assumi um comportamento mais positivo, não brigo mais e deixo as responsabilidades por conta dele, se não as faz azar o dele, as minhas continuo a fazer, então a Bia presenciava as brigas constantes e acho que isso está se refletindo agora no comportamento dela, ela está nervosa e agressiva, mais acredito que se o ambiente for mais agradável sem brigas e discursões ela se tornara uma criança melhor, pq eu decidi mudar pela minha filhota, amo o meu marido mais o comodismo dele não é um bom exemplo para se dar a um filho...
    Se a Bia já teve este comportamento, se ela é isolada ou sente medo?
    Não, a Bia nunca foi assim, de ter medo de ninguém, depois que eu resolvi mudar dentro de casa ela está bem mais sociável até com os adultos, ela era meio dichinho do mato, agora está bem melhor, já me falaram assim, nossa a Bia tá mais sorridente, mais tranquila, então vejo amiga que o destino da minha filha está nas minhas mãos preciso está atenta a tudo, se eu for uma boa mãe com certeza ela será um bom adulto e uma ótima mulher, mãe e amiga...
    msn: lupinheirorj@hotmail.com
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  6. Olá Lu. É provável que a sua relação com o papai da Bia tenha afetado o comportamento dela. Mas, como as coisas estão diferentes agora, você verá consideráveis mudanças em seu comportamento. Acredite! Muitas crianças refletem em outros espaços, crises vivenciadas em casa. A Bia pode ser um exemplo disso.
    Crianças são sensíveis demais, além de sábias. A postura dela, fez você mudar a sua, não é? Elas nos ensinam muito dia a pós dia.
    Obrigada por escrever. Estarei por aqui sempre que você precisar.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir