sábado, 21 de maio de 2011

Pare o Bullying!

Cartaz feito por alunos de uma escola publica no Canadá
para uma das muitas campanhas anti-bullying.

Por que devemos parar o bullying? Porque ele é extremamente perigoso, podendo ser fatal para muitas crianças e adolescentes.
Temos o terrível exemplo da tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro. Ela chocou o Brasil e o mundo e chamou a atenção da mídia para um problema que ocorre muitas vezes nas escolas brasileiras: A violência.
Lamento imensamente por todas as vítimas dessa prática, assim como por seus praticantes, pois para mim todos precisam urgentemente de ajuda.

Dedico-me a escrever textos sobre bullying, pois acredito que a conscientização é fundamental para o combate a essa prática. Precisamos nos tornar pais conscientes e entender que o bullying não é uma fase normal da infância ou adolescência e que os seus efeitos podem durar até a idade adulta.

Relaciono abaixo alguns possíveis impactos sobre a prática do bullying.  As informações são baseadas em pesquisas feitas pelas universidades de B.C. Canadá.

Impacto sobre as vítimas:
• Ansiedade
• Solidão
• Baixa auto-estima
• Isolamento
• Depressão
• Dores físicas
• Fugas de casa
• Consumo de álcool e ou drogas
• Suicídio
• Mau desempenho acadêmico
  
Impacto sobre os Bullies (praticantes):
• Envolvimento em brigas freqüentes
• Ser ferido em uma luta
• Vandalismo
• Consumo de álcool
• Fumo
• Baixo desempenho escolar
• Desinteresse escolar
• Desejo de possuir uma arma
• As chances de tornar-se um criminoso aumentam em 60%.

Impacto sobre os Observadores do Bullying (transeuntes, testemunhas e assistentes):
As crianças podem ser influenciados indiretamente por serem testemunhas interpessoais de um gesto de violência, o que pode aumentar significativamente os sentimentos de vulnerabilidade e diminuir o sentimento de segurança pessoal.

8 comentários:

  1. Oi Lila!
    Este é realmente um assunto muito abordado no momento e você como psicóloga sabe e pode explorá-lo muito bem; beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Lila, recentemente houve uma briga entre meninas em uma escola de Portugal. Duas agredindo uma por causa banal. O que me impressiona é a frieza com que as pessoas assistiam àquela agressão. Ninguém fazia nada enquanto a menina apanhava na praça. Nem os adultos, nem os jovens. Temos que focar os adultos. Esse é que deve ser o foco da campanha. Afinal, ninguém sabe o que se passa dentro de cada casa entre os membros da família.

    ResponderExcluir
  3. Esse problema é muito complicado de ser resolvido. Acho que ainda não há estratégia eficaz pra erradicar ele das escolas, mas é importante que se traga o assunto à tona para uma maior conscientização da população em geral sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Passando pra visitar seu blog mais uma vez resolvir voltar aqui, pois este assunto é de muita importancia pra mim, meu filho sofreu bullyng já várias vezes na escola e a escola puni"" os meninos e sempre acontece outras vezes vc acha que devo tirá-lo da escola?
    http://mareboucas.blogspot.com
    Bjnhs e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia,
    No Brasil a política de prevenção do bullying é praticamente nula e as punições não surtem resultados, como você mesma infelizmente pôde perceber. No caso do seu filho, pelo menos a escola teve alguma ação, pois muitas respondem aos pais que isso é coisa de criança e deixam a situação como está.
    Respondendo a sua pergunta, gostaria de lhe fazer outras: Você já conversou com o seu filho sobre o que vem acontecendo entre ele e os amigos? O que ele pensa sobre tudo isso? Como ele vem reagindo ao bullying? O que ele fala sobre ficar ou sair da escola? Faço a você essas perguntas, pois é importante que o seu filho esteja atuante nas decisões que dizem respeito a ele. Independente da idade, as crianças podem emitir opiniões e participar de algumas decisões que estão relacionadas a elas. Isso é importante para fortalecer a auto-estima e a capacidade de autodefesa, pois as vítimas de bullying, geralmente são escolhidas pelas suas características comportamentais e a incapacidade de auto defesa. As que não permitem invasão de território, geralmente são poupadas desse mal. Quando você fala em tirar o seu filho da escola é importante pensar sobre o impacto dessa decisão sobre ele. Caso ele se sinta inseguro e com a auto estima fragilizada, essa decisão pode acentuar essas características, pois ele pode incorporar a idéia de que não pode se defender e que precisa sempre “fugir” de um ambiente agressivo. É claro que se a vida dele corre risco (muitas vítimas de bullying estão em situação de grave risco) por ameaças ou agressões, é importante tira-lo imediatamente do colégio e recorrer inclusive a um processo sobre a escola, pois o seu filho está sendo impedido de estudar com tranqüilidade e segurança.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  6. Olá Lila,
    Fiquei muito feliz com a sua gentileza de me respostar, isso que é gentileza e apesar de não estarmos no consultório fisico,mas me sentir a vontade de compartilhar isso com vc. Já conversei ele quer sair, mas tenho medo por causa destas palavras(pois ele pode incorporar a idéia de que não pode se defender e que precisa sempre “fugir” de um ambiente agressivo)e então já está no final do ano, posso tirá-lo no ano que vem, pois está calmo esses dias na escola, preciso do seu email.
    Bjnhs e sucesso!!!
    Meu email: msd_reboucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom Márcia que você vem conversando com o seu filho. Ajude-o a ter uma visão positiva sobre si mesmo,pois as vítimas de bullying podem ficar com a auto estima bem fragilizada. Escute-o e permita que ele expresse as emoções em relação ao que está vivendo. Esteja do lado dele. Isso irá fortalecê-lo.
    O meu e-mail é: lila.rosana@bol.com.br
    Fique a vontade para escrever.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  8. gente n agento mais isso n dei o que eu faco me ajudem

    ResponderExcluir