segunda-feira, 13 de junho de 2011

O meu filho não me escuta!

       Muitos pais reclamam que seus filhos não lhe dão ouvidos. Eles se queixam que falam dezenas de vezes sem ser atendidos e que os filhos os ignoram de propósito. Penso que por conta desses pequenos equívocos, temos um pé na briga familiar.

Quem nunca viveu ou presenciou as seguintes cenas. O pai chega do trabalho cansado e quer ter um tempo para si, sem levantar da poltrona, grita: "Filho, tá na hora de jantar!" O filho não escuta ou não quer escutar e com isso o pai repete a mesma ordem e da mesma maneira. A mãe, que está terminando o jantar solta um berro da cozinha: "Filho, não ouviu o seu pai chamar?" Nada do filho aparecer, o que deixa os pais irritados e propensos ao berro. Esse tipo de cena acontece provavelmente todos os dias e da mesma forma em muitos lares, gerando as reclamações dos pais em relação aos seus filhos.

Escutei de muitas mães frase do tipo: “Eu chamo o meu filho muitas vezes, mas ele não me atende, só depois que eu me irrito e grito é que ele aparece”. O que acontece com as crianças de hoje? Acredito que devemos perguntar: O que acontece com os pais de hoje? A resposta é velha e simples: Os pais estão cada vez mais distantes dos seus filhos, principalmente quando estão bem próximo deles - Dentro de casa.

Os pais estão sempre ocupados e com mil coisas para fazer e não podem “perder” tempo, o que significa pouco contato com os seus filhos. Tudo precisa ser rápido, prático e funcional. Tem hora pro café, almoço, banho, tarefa, jantar, etc. Tem hora para tudo, menos para estabelecer contato visual. O que é isso? Olhar nos olhos da criança quando se fala com ela, chegar perto ao dizer algo, se aproximar ao fazer uma pergunta e por aí vai. Este é um dos problemas da atualidade, os pais deixarem de fazer contato visual com seus filhos. A mãe que está na cozinha, gripa para o filho que está no quarto. Parece que caminhar até ele é tempo que se perde e que gritar de onde está é mais prático. Na verdade não é prático, nem funcional e sim inútil, pois não traz benefícios para ninguém.

Caso você não queira transformar a sua casa em um caos ou em um concurso de gritos, é melhor começar a caminhar ao encontro do seu filho, chamá-lo de perto e levá-lo até onde ele precisa ir, seja ao banho ou para a mesa do jantar.

Olho no olho, palavras amorosas, gestos de carinho são pequenas coisas que podem tornar o seu dia a dia mais tranquilo e a relação com os seus filhos mais humana. Tente, você vai perceber a diferença.
Abraços,
Lila

21 comentários:

  1. Faz mesmo diferença...
    Muitas vezes vou pegar pela mão para chamar para ir comer e fico alguns momentos observando calada o que ela está fazendo, como brinca sozinha, como canta ou dança... Presencio momentos indescritíveis! Se fosse só um grito pra chamar, imagine o que eu teria perdido!

    Bj, Lila. Obrigada pelo carinho sempre!

    ResponderExcluir
  2. Eis um problema muito comum nas famílias de hoje

    ResponderExcluir
  3. A regra é o pequeno repetir os atos dos pais independente de eles estarem certos. Apenas a repetição acontece. Portanto, de uma forma geral, estes estão sendo ensinados e cumprindo com o ensinamento.

    ResponderExcluir
  4. Lila, tenho um modo diferente de enxergar as coisas. Por que os pais andam tão ocupados, os filhos arrumaram ocupações e se nem sempre estamos disponíveis para os filhos, por que estes estarão para nós?
    Quando o pai grita: "Filho, tá na hora de jantar!" me parece que a intenção é dizer: "Cheguei em casa, vem me fazer companhia". Quando a mãe grita: "Filho, não ouviu o seu pai chamar?", ela na verdade poderia estar dizendo: "Meu filho, vá para a sala fazer companhia para o seu pai enquanto sua mãe termina o jantar". Pois a mulher toma para si toda a responsabilidade de organizar a casa e se não bastasse, a responsabilidade das relações, do lar feliz, do seu homem satisfeito.
    Vejo muito marido sendo tratado como filho! A mulher por mais que esteja acumulada de funções, acha que dá pouca atenção para o seu rebento e dependendo da situação, o filho se ressente, pois à ele é dada uma carga emocional muito grande - como no texto, parece que é ele o gerador de todo o caos familiar.
    Deveria ter mais respeito entre os familiares. Que mal tem o adolescente comer em seu quarto? Impuseram que "pelo menos" as refeições tem que serem feitas em comum. Oras, não dá para fazer outra coisa juntos? A mesa sempre é um verdadeiro aborrecimento para os filhos, assim como sair com os pais. Ele vira alvo, principalmente se o casal não tem mais diálogo entre eles.
    Penso que cada um deve ser feliz dentro da sua individualidade para poder conviver bem socialmente. Estou errada?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto!
    Parece que hoje em dia estamos sempre atrasados... sempre com pressa... mas é de extrema importância, parar tudo e dedicar um tempinho aos nossos filhos... eles merecem!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita, e gentil comentário.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Marcelino de Castrosexta-feira, 01 julho, 2011

    Assunto interessante e esclarecedor, realmente estamos distantes principalmente quando estamos em casa. Bjos Lila! Marcelino de Castro

    ResponderExcluir
  8. Legal, realmente as vezes esquecemos que temos apenas crianças em casa e não adultos em miniaturas.... enfim precisamos exercer o ato de conversar ou dizer e não simplesmente falar..... assim as crianças vão ouvir e não apenas escutar!

    ResponderExcluir
  9. LINDO SEU BLOGS E BEM EDUCATIVO, MARAVILHOSO, JÁ FAZEMOS PARTE DE SEU BLOGS, FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  10. AMei, é isso ai!

    Pra Thaís Itaborahy

    http://palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. gostaria de uma orientaçâo meu filho sai com os colegas e chega tarde e bebado. só q ele diz q nâo é o amigo que convida ,mas ele fica nervoso e dà murro nas coisas...o que fazer nesta situaçâo?

    ResponderExcluir
  12. Resposta ao comentário acima:
    É uma situação delicada, mas contornável. Gostaria que você me falasse mais a respeito do seu filho. Tenho algumas perguntas para lhe fazer antes de lhe responder a esta mensagem. Você poderia me enviar um e-mail? Caso sim, o meu endereço eletrônico é: lila.rosana@bol.com.br
    Grata,
    Lila

    ResponderExcluir
  13. Lila Rosana, que ótimo este seu blog. Só conhecia seu outro cantinho, o 'Decorando o Natal', que AMO!
    Voltarei muitas vezes mais, para aprender e refletir. Obrigada pela dedicação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. meu filho tem 14 anos
    gostaria de uma orientaçâo meu filho sai com os colegas e chega tarde .peso pra nao sair só q os amigo que convida ,o que e fazer nesta situaçâo?

    ResponderExcluir
  15. O Meu Filho Nao mim escutar quando falo com ele.e muito termosso mim responde fala que nao gosta de mim que nao sou sua mae que sou muito chata, mais eu falo pra ele nao falar a sim comigo, que papai do ceu fica triste com isso, eu tento passar pra ele todo o meu amor pra ele,ele nao arceita nada. o que fazer mim ajuda pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  16. Para o Anônimo Sábado 04 Agosto de 2012:

    Entendo. Gostei da sua postagem com relação ao fato de o filho se mostrar com as características. Todo pai e toda mãe precisa compreender que o filho deve ser obediente aos pais. Para os cristãos é uma recomendação do Senhor Deus. O que o filho que maltrata seus pais pode receber uma sentença cruel e ser castigado aqui na terra. Diz a palavra de Deus que quem honra seu pai e sua mãe terá os dias prolongados aqui na terra. Não deve a mãe permitir que tenha uma segunda vez para o filho dizer as palavras ofensivas, ele precisa tomar conhecimento das consequências de falar palavras pesadas disse: muito teimoso mim responde fala que não gosta de mim que não sou sua mãe que sou muito chata. Precisa antes esclarecer que há consequência para quem maltrata seus pais. seja cristãos e ou não cristãos, todos nós temos que dar contas a Deus de tudo que praticarmos aqui na terra. Não adianta a pessoa não crer em Deus e até cremar seu corpo para não dar contas a Deus, mesmo queimado será ressuscitado para prestar contas a Deus.

    ResponderExcluir
  17. Para Luma Rosa 14 de Junho 2011

    Luma, abrigado porque me ajudou a pensar melhor.
    Mas esclarecer o que acho que deve ser como uma postura assertiva. A mãe deve sim colocar restrições na casa e dizer para o filho não fazer o que quiser. Comer no quarto é sim um ato ou costume que vai fazer com que o seu filho não seja disciplinado, a falta de disciplina na vida vai ser ruim para ele. O filho precisa ter restrições e obedecer às restrições imposta. Não apenas achar que o filho deve ser livre, assim criaria um mostro. Tenha em sua mente o seguinte, tudo que impor ao seu filho para restringir, disciplinar, será o que fica para a vida adulta. Se a mãe não for dura na disciplina, interferir quando o pai fala alguma coisa, o filho passa a achar que o pai é seu inimigo. Às vezes a mãe nem viu a cena e já aparece como advogado do filho. Aparece acusando o pai a favor do filho. Todo filho deve ser corrigido toda dia, a fim de que aprenda respeitar. Deus determinou que o filho honrar seu pai e sua mãe isso será como garantia de bênção para a vida. O pai precisa trabalhar, porém a disciplina da casa é da mulher. Sem fazer diferença em favor do filho contra o pai.
    Todo pai precisa abençoar o filho: Todo dia ele precisa abençoar seu filho com palavras de vitória, com elogios e com imposição de mãos, abraçar o filho, beijar e desejar que ele seja um homem bem sucedido, respeitador e que quando constituir uma família será um homem bem honrado. A mulher não pode criar um abismo entre o filho e o pai, achar em seus sentimentos acusações contra o pai, se ele for diferente de você, note ele é homem. A relação de pai com filho tem que ser como o pai, o pai não pensa como as mulheres pensam. Tem que ser assim. O abismo que a mãe impõe entre o filho e o pai prejudica o filho de ser abençoado, de receber as bênçãos do pai, de ser próspero na vida. Ajuda paternalista vem com as bênçãos de prosperidade, amar o filho é algo muito necessário, desejar o bem. Se o filho ficar entre a mãe e seu abismo contra o pai, ele não ouvirá o pai, o pai fica impossibilitado de declarar as bênçãos para o futuro do seu filho. Quantos homens e mulheres que estão hoje sem nunca terem recebido a bênção do pai. Pai é algo que completa o filho. Pai nos diz respeito a alguém que é essencial a nossa vida. Dele recebemos as características para sermos o que somos, é dele que devemos receber as bênçãos para o sucesso em nossa vida. A mãe deve fazer tudo para que o filho seja abençoado pelo pai. Não brigue com seu marido na frente do filho e nem reclame dele, não impeça que o pai seja ele mesmo. Assim as coisas vão funcionar e o pai será um abençoador. Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  18. Filho eu te amo, você é especial para mim, és um presente de Deus, pois ele me permitiu ser o seu pai. Eu agradeço a Deus por você existir, quero te abençoar com a bênção de Deus. A sorte de ser abençoado por Deus, meu sofrimento e lutas é pouco pelo tanto que te amo. As negligências e rejeição e abusos eu sofri para te fazer forte e alimentado.

    ResponderExcluir
  19. Mande as recomendações se gostou da minha postagem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Com certeza dedicação é fundamental!Se você dá carinho e atenção aos seus filhos também estará ensinando isso a eles. Não posso agora, espera um pouquinho... Quem diz mais isso? Pais ou filhos?! Pense nisso!!! Veja http://pais24h.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir