segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Atitude


Você já parou para observar que muitas coisas na nossa vida não acontecem como planejamos? Quando pensamos que temos o controle sobre elas, tudo vira do avesso. Por mais que tentemos colocá-las em ordem, sempre algo estará fora do nosso controle. Podemos estabelecer regras, metas, normas de conduta, etc. acreditando que assim poderemos ter o domínio sobre o que virá pela frente, mas definitivamente não temos. Precisamos estar conscientes disso se quisermos ter menos estresse diário e uma vida um pouco mais serena. Um pequeno exemplo cotidiano: você pode ter uma funcionária que lhe ajuda em casa e, para ela ditar as normas do que deve ou não fazer. Porém, mesmo assim ela ainda deixa de fazer algo correto e isso provavelmente irá lhe aborrece. Imagino que você poderá ter algumas reações diante dessa situação. Você poderá ficar com raiva e dar uma bronca na pobre da funcionária ou, ignorar a situação, fazendo de conta que nada aconteceu, mas ficar se remoendo por dentro. Ou você pode aceitar que, por mais que ela tenha sido treinada para fazer as coisas como você queria, isso nem sempre irá acontecer.

O que poderia determinar as suas respostas emocionais diante de eventos que fogem do seu controle? Acredito que a sua atitude diante deles. Ter uma atitude negativa vai fazê-lo reclamar, esbravejar aos quatro cantos da casa e de nada vai mudar a situação, pelo contrário, irão criar outras. Provavelmente desentendimentos virão, crises de relacionamento, uma sobrecarga emocional e mais tarde, um sentimento de arrependimento, do tipo: Eu não deveria ter agido assim. Se até aqui, você esta se identificando com o texto, então está na hora de tentar mudar de atitude na vida.

O ideal é termos uma boa atitude diante de tudo o que nos acontece. Não importa o quanto você sofra, o quanto tenha sido irritante determinada situação ou o quanto contrariado você ficou, o importante é a sua reação após cada evento. Irritar-se, aborrecer-se, ficar contrariado, etc, é perfeitamente natural e aceitável, o que não é tolerável é que esses sentimentos que são seus sejam descarregados em outra pessoa. Eles precisam ser cuidados por você, pois ninguém fará isso em seu lugar.

Quando descarregamos a raiva em alguém, acreditamos que resolvemos o problema, pois ficamos temporariamente aliviados e nos sentimos fortes, e com a errônea crença de que a partir de agora as coisas serão diferentes. Ingênuo engano, tudo pode voltar a se repetir e, as suas emoções também. É assim que começa a nossa bola de neve das emoções. Ela cresce e cresce a cada dia, até virar uma avalanche e destruir tudo o que está pelo caminho.

Então, se você deseja mudar as suas atitudes e reações em relação às coisas que fogem do seu controle, comece fazendo isso hoje, pois não temos o controle sobre o amanhã e nem ao menos sabemos se ele virá. Hoje pode ser o seu último dia para você ter uma atitude diferente na vida e com as pessoas. Tente!



Um comentário:

  1. Olá Lila!! Conheci um pouco seu blog e adorei o que vi. Já estou te seguindo!! Beijão!! Jackke!!

    ResponderExcluir