sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cinco coisas que os pais NÃO deveriam dizer aos seus filhos - A Quinta

"Eu vou embora sem você!” - Seu filho se recusa a deixar a loja de brinquedos ou a sair de um parque, e você está atrasada para um compromisso. Então você pensa em dar um ultimato com o propósito de tirar o seu filho daquela situação e resolver o seu problema de atraso, aí você diz: “Eu vou embora sem você!". Perigo nesta frase! Para a maioria das crianças, o medo de ser abandonado pelos pais é muito real, então quando você fala isso, ele vai realmente acreditar e ficar em um provável mix emocional. Mas o que acontece quando a sua ameaça não funciona? Você fala e o seu filho não move um dedo do lugar em que está. Bem, por uma série de razões, nós queremos que as nossas crianças acreditem no que dizemos. Se for isso que você deseja então não fale nada que não seja verdadeiro.
 Se você rotineiramente manifesta situações falsas, então você é um bom candidato ao descrédito pelos seus filhos. O resultado é que a criança aprende rapidamente que a mãe ou o pai fazem ameaças vazias. Se você diz aos seus filhos que irá fazer algo, então faça, pois o contrário irá fazer com que eles percam a confiança em você. É claro que não me refiro a cumprir ameaças, pois o ideal é que elas nem saiam da sua boca.
  Em geral, as frases ameaçadoras são ditas pelos pais, quando eles já não sabem mais o que fazer ou dizer aos filhos. Porém tome cuidado com elas, pois além de não ser construtiva para a relação, ela é uma inimiga do diálogo. Quando ameaçamos alguém, estamos impondo a nossa decisão sobre a vontade do outro.
 Dica:    Não diga para seus filhos que você vai sair sem eles. Em vez disso, planeje com antecedência as suas saídas e o tempo que irão ficar em determinados lugares. Por exemplo: “Nós vamos até o parque e você poderá brincar por 2 horas, depois disso precisamos vir embora, pois terei um compromisso que não posso me atrasar, ok?” Feito o acordo e esclarecidas as regras do passeio, ficará mais fácil cobrar que ele respeite o tempo e atenda ao seu chamado para ir embora.

3 comentários:

  1. amei teu blog, muito lindo mesmo... depois se poder da uma passadinha no meu... intensevery.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei, eu fui vítima disso na infância e não ia embora com essa ameaça não, hein hehehe

    beijos!

    (linkei no blog tb http://cartasaomeubebe.com/aos-pais/

    ResponderExcluir
  3. Oi lila, sou a karine mae da ana clara lembra? Nossa q falta sentimos de vc, a clarinha vai fazer 6 anos.... E ainda bem q vc tem esse bloog , estou sempre te acompanhando e de olho em tudo q vc escreve.... Bjs carinhosos!!!

    ResponderExcluir