quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Meninos e Meninas na Escola

Foto by Lila Rosana
Foto by Lila Rosana
 
As diferenças entre o cérebro feminino e masculino são mais facilmente percebidas na escola, principalmente quando observamos o desempenho escolar das crianças.
 
Pelo o quê eles/elas se interessam?
 
Nos primeiros anos na escola, as meninas, se interessam pela leitura e escrita. Artes em geral são mais agradáveis para elas do que para os eles. Meninas se interessam mais por cores e pinturas, enfeitam os cadernos com desenhos e adesivos, capricham na letra e gostam de manter o material escolar limpo. Já os garotos, que preferem outras áreas como o esporte, a música e atividade mais dinâmicas, tendem a não dar muita importância para os detalhes relacionados à ordem e beleza do material escolar. Para eles, caderno, lápis e borracha, são apenas utensílios com determinados objetivos. Devido a isso, quando paramos para observar os meninos e as meninas na escola, podemos precipitadamente inferir que as meninas estão aprendendo mais do que os meninos. Ledo engano. Eles estão assimilando aquilo que precisam aprender.
 
Evite isso!
 
Fazer observações do tipo: “Sua irmã desenha melhor do que você” ou “Veja a bagunça que é o seu caderno!” não traz nenhum benefício para os garotos. Na verdade esse tipo de atitude só fará com que os meninos se sintam menosprezados.  Entender essas diferenças entre os sexos é fundamental e necessária.
 
Virada do jogo
 
Conforme os meninos avançam em direção ao ensino médio, seu desempenho escolar melhora. Como eles têm mais habilidade para o raciocínio lógico e se saem bem na solução de problemas numéricos, a matemática, física, química e geometria têm os meninos como seus melhores seguidores. Já as meninas, além de ter menos afinidade com essas matérias, tornam-se mais dispersas, pois nessa fase, começa nas meninas, o interesse por formação de grupos, a falar sobre meninos, a trocar bilhetinhos e a namorar. Essa mudança de comportamento e interesse das meninas, afeta de maneira considerável o desempenho escolar delas. E aí é a vez dos pais das meninas se preocuparem com seu baixo desempenho na escola, enquanto os meninos estão recuperando o ouro perdido lá atrás.

Um comentário:

  1. Há quanto tempo eu não passava por aqui? Tão bom, tão confortável... Li cinco textos muito maravilhosos de uma vez. Apesar da minha costumeira tietagem pela dona do blogue, vou (tentar) limitar-me a comentar o conteúdo.

    É importante perceber mesmo as diferenças entre meninos e meninas, as comparações quase invitáveis passam por um filtro depois disso. Eu, por educar dois, criei (se não ainda crio) expectativa de que o outro corresponda tanto quanto a primeira correspondeu na mesma fase, nessa desilusão consciente -- pois obviamente as crianças têm inúmeras diferenças e reagem de formas distintas -- percebi muito sutilmente algumas diferenças no temperamento, no gosto, detalhes que pude associar à questão do gênero. É um território polêmico este do gênero, ao mesmo tempo que busco compreender, tomo todo o cuidado para não tropeçar e diferenciar demasiadamente. Mas ser responsável e cuidadora de seres humanos pequeninos exige sempre muito amor, isto é, atenção. Como também foi dito, aliás.

    Parabéns pelo trabalho, querida (Lila, linda! Poderosa! Uhú... han, han... Bem, escapoliu).

    Um grande abraço,

    Michelle

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