terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Amizade para as Crianças


As crianças fazem amigos de maneira muito diferente dos adultos. Isso é muito fácil de observa, é só olhar duas crianças desconhecidas e ver como elas interagem. Elas se olham, sorriam e muitas vezes sem palavras em excesso elas iniciam um relacionamento.

Na medida em que elas vão se encontrando mais vezes, elas vão se sentindo confiantes e mais conectadas uma com a outra. Essa forma de conexão é a grande diferença entre amigos crianças e amigos adultos. Nós adultos determinamos como queremos os nossos amigos, o que eles devem ou podem fazer pela gente e como precisam se comportar para manter a amizade. Para as crianças não existem regras definidas, elas simplesmente são amigas, sem cobranças e acima de tudo, sem expectativas. Isso se dá porque as crianças vivem a vida no presente, elas não pensam como querem que seja o amanhã e o que querem que seus amigos façam para que ela se sinta mais feliz, elas aproveitam o que está acontecendo agora.

Na verdade, temos muito que aprender com esses pequenos mestres. Dia após dia eles nos dão grandes lições. Uma delas é sobre o perdão: quando duas crianças brigam, por mais “grave” que tenha sido o motivo, logo elas conseguem fazer as pazes, pois para elas tudo é mais simples e não precisam ficar remoendo os motivos que as levaram a tal briga. Simplesmente elas decidem brincar de novo.
Crianças não perdem amigos, elas fazem novas amizades, não existem crianças amigas que deixaram de ser amigas, elas podem até deixar de se encontra porque mudaram de escola, ou de bairro, mas no próximo encontro na praça, elas estarão se falando com a mesma energia, intensidade e graça de antes.
Nós adultos estamos sempre buscando a fórmula mágica para os relacionamentos e estamos sempre reclamando por não encontrar. Então, aqui vai uma pequena dica: observem mais as crianças se relacionando e aprendam!
“Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.” Rubem Alves

4 comentários:

  1. LILA , PARABENS! QUE IDEIA MARAVILHOSA, NOS PRECISAMOS MUITO DE ORIENTACAO E PORQUE NAO DIZER UM HELP, AFINAL ATE QUE SABEMOS , MAS EM ALGUNS MOMENTOS NAO CONSEGUIMOS COLOCAR EM PRATICA E SEU BLOG TRAS TEMAS QUE NOS FAZ REFLETIR E ASSIM PODEREMOS TOMAR A MELHOR DECISAO . SUA ATITUDE FOI BRILHANTE E AS ORIENTACOES VINDA DE VC EU ASSINO EMBAIXO. UM GRANDE BEIJO E SUCESSO

    ResponderExcluir
  2. Olha só, acho que somos amigas crianças! Eheheh!Adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei isso muito lindo, mais gostaria de saber se existe uma lei que deixa a criança ver o seu amigo mesmo se o seu pai não deixe... pois a minha mãe me separou de uma amiga que eu JAMAIS conseguirei esquecer !!! Nossa amizade é e sempre será VERDADEIRA, ETERNA (LLLLLLL)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigada por escrever.
    Que lindo da sua parte a maneira como se refere a sua amiga. Creio que ela deve ser muito orgulhosa e feliz por tê-la como amiga e por ter um vínculo tão forte e sincero entre vocês.
    Não existe uma lei que fale diretamente da questão que você aborda, mas se você ainda é criança e está sob tutela de seus pais, eles são a autoridade no momento.
    Existe espaço para diálogo na sua família?
    Sugiro que você converse com os seus pais e tenha claro para vocês os motivos que os fizeram tomar esta decisão. O que houve de fato, etc. Exponha o seu afeto por sua amiga e diga o quanto essa amizade é importante para você. Conversar e esclarecer as coisas e sempre um bom caminho.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir