domingo, 18 de janeiro de 2009

Crianças Hiperativas ou Crianças Ativas?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma realidade para muitas crianças, mas muitas vezes confundimos hiperatividade com a atividade cotidiana de nossos pequenos. A criança por si só é uma aventureira, uma exploradora sem limites, uma impulsiva por natureza, o que em geral acontece é que não permitimos que elas investiguem, explorem, pois temos muitos medos: medo que caiam, que se machuquem, que se sujem demais ou que não consigam nos obedecer na hora em que temos que dizer: já chega por hoje.
Sem nos darmos conta vamos limitando o enorme potencial de descoberta que nossos filhos possuem, provavelmente porque temos medo de ousar e não sabemos bem como permitir isso em nossos filhos.
É importante ressaltar que as crianças com TDAH apresentam dificuldade para manter a atenção e a impulsividade, pois geralmente se sentem menos confiantes e seguras. Muitos pais optam por medicação para amenizar os sintomas do TDAH, pois querem ver seus filhos bem. É claro que a medicação* ajuda, mas não substitui pais cuidadosos, disponíveis e atenciosos, assim como um bom grupo de amiguinhos, um professor competente e experiências de vida agradável.
_____________
* A decisão de ministrar medicamentos a uma criança deve se basear em uma avaliação neuropsicológica e psicológica completas, incluindo a análise por escrito feitos sobre o comportamento da criança do ponto de vista dos pais e dos educadores.

17 comentários:

  1. Querida Lila!
    Que bom contar com este espaço para partilhar assuntos de nossos pequenos. Arte difícil esta missão mas também repleta de encantamentos.
    Beijo enorme,
    Germana

    ResponderExcluir
  2. ola Lila,tenho uma menina linda com 4 anos, q tem os sintomas todos de hiperatividade chega a ser mt agressiva connosco, mas o estranho é q no infantario o seu comportamento é completamente diferente.A educadora diz q é mt timida e chega a ser um exemplo para os colegas?!?!?!

    ResponderExcluir
  3. Imagino que ela seja uma linda garotinha mesmo. Mas quais os sintomas de TDAH que a sua bambina apresenta? Caso você queira conversar mais sobre isso e trocar idéias, pode me enviar um e-mail (lila.rosana@bol.com.br), terei imenso prazer em ajudar.
    Quando postei este pequeno texto sobre TDAH foi para ilustrar que muitas vezes as crianças sofrem pelo diagnostico ou julgamento equivocado. Elas manifestam comportamentos agressivos e inadequados por estarem passando por alguma crise emocional e como não tem a maturidade para expressar verbalmente o que sentem, os sintomas comportamentais aparecem. Em uma grande parcela dos casos, é algo mais simples de se resolver do que se imagina.
    A criança hiperativa mantém o seu comportamento em todos os ambientes que circula. Quando acontece como no caso de sua filha, que em casa é de um jeito e na escola de outro, é importante checar o que ocorre em um e em outro ambiente. Podem ser diversos os fatores que estejam afetando o comportamento dela. Para uma resposta mais assertiva, é importante uma avaliação minuciosa.
    Espero ter ajudado em algo.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  4. BOAS LILA
    SOU MAE DE UMA MENINA DE 8 ANOS QUE EM DEZEMBRO DE 2008 - JANEIRO DE 2009 FOI DIAGNOSTICADA HIPERATIVA. ANDA FAZENDO EXAMES PARA VER QUE MEDICAÇÃO É ADEQUADA PARA ELA. ESTA NO 3º ANO MAS ESTE ANO MUDOU DE PROFESSORA. E NA ULTIMA REUNIÃO QUE TIVE COM ELA DISSE-ME COM TODAS AS LETRAS « A NAIR NÃO TEM SÓ HIPERATIVIDAE, NÃO É SÓ ISSO», ISTO PORQUE A MENINA FOI AO SHOPPING VER UM TEATRO E NÃO PAROU UM SEGUNDO CALADA NEM QUIETA E COMO GOSTOU DE QUEM ESTAVA A CONTAR A HISTÓRIA «ATIROU-SE PARA AS CAVALITAS DO SRº». RESUMINDO SAI DE LÁ COMPLETAMENTE ARRASADA, POIS FIQUEI COM A IDEIA,MAIS UMA VEZ, ESTAVAM A CHAMAR MAL EDUACADA À MINHA PEQUENINA. ESTOU DESEPERADA POIS TENHO MAIS UMA BEBE DE 6 MESES QUE POR ENQUATO ME PARECE BEM MAIS CALMA QUE A IRMÃ. TENHO MUITO MEDO QUE POR ELA SER ASSIM ESTA PROFESSORA A PONHA DE PARTE, PORQUE TIRANDO ISO A NAIR ATÉ É MUITO INTELIGENTE.

    ResponderExcluir
  5. ola Lila,tenho uma menina de 4 anos, que as vezes acho que possa ser hipertativa. desde bebê tem uma energia fora do normal, acordava as 5 da manhã e ficava acordada o dia inteiro, sem os famosos cochilos, e quando dormia as 18h, ía direto até o dia seguinte (às 5h).
    Ela tinha tanta energia, que eu precisava dar de muitas voltas no quarteirão todos dos dias, quando acordava (logo pelas 6h) e antes de dormir (+ou- as 16h), caso contrário ela não se cansava suficiente para dormir.

    Ela começou a falar com 6meses, aos 10 meses já falava o mesmo de uma criança de 1 e 10 meses/2 anos.

    Ela começou a ter paciencia para assistir televisão este ano, até então ela ficava no máximo 5 min e saía.

    Tento ensiná-la a escrever algumas palavras, mas ela não tem paciencia. Ela fica nervosa e pede para mudar a brincadeira.

    Ela é muito exigente, e chega até a ser agressiva (algumas vezes).

    Na escola o comportamente é um pouco diferente, porém, algumas coisas me chamaram a atenção. A professora disse que ela não gosta de brincar com outras crianças, apenas no 2º semestre ela havia melhorado um pouco. Já percebi isso também quando vou a praça, ela não gosta de fazer amizades... Os amigos dela, são aqueles que ela conhece desde sempre, caso contrário, ela tem dificuldade em aceitar.

    Ao mesmo tempo que ela é muito amorosa, ela não tem paciencia e agride.

    As brincadeiras dela são muito agitadas, ela mexe com a casa toda. não consegue brincar num cantinho apenas.

    Em outros ambientes, ela fica tímida... até alguém mexer com ela... então ela mostra a agressividade ou entra na brincadeira...

    Brinquedos ou brincadeiras que levam a concentração não prendem ela, ela nao tem paciencia. Ela só gosta de brincadeiras agitadas.

    Contudo isso, ela ainda consegue ser meiga e amorosa. E não tem vergonha de demonstra o amor que ela sente por nós.

    ---

    Não sei se a malcriação dela é culpa minha, ou se faz parte da idade (como muitos dissem) ou simplesmente hiperatividade.

    ResponderExcluir
  6. Lili, acredito que o maior problema tanto das crianças ativas, como também daquelas que realmente possuem hiperatividade, são as pessoas, pais, professores e toda e qualquer pessoa que acredite ter a solução de todo e qualquer caso, a toda e qualquer hora.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lila, td bem, tem um filho de 8 anos que alguns pediatra dizem se Ativo,ele consegue assistir um desenho inteiro, mas por exemplo jogar video game ele fica cantando o tempo todo fica em pé , fica muito ansioso, claro que não é o esporte preferido, ele faz natação 2 x na semana, e ama andar de bicicleta . As vezes tenho duvidas , devo procurar um medico? tento acalmar ele , sentando lendo , vendo filmes pq por ele é o dia todo andando de bike
    Obrigada bjuss Renata

    ResponderExcluir
  8. Joana disse..

    Lili, tenho um filho de 4 anos que é muito agitado, e lendo sobre hiperatavida ou ativo, tento ver em que ele se situa. Durante a minha gravides quase não dormir a noite tive problemas de insônia por diversos fatores,dormir de lado, com travesseiro, discussoes tudo era motivo e so conseguia pegar no sono mesmo quase amanhecendo o dia, sempre fui péssima para dormir cedo. E quando meu filho nasceu acordava diversas veses primeiro foram as cólicas e após os 3 meses, continuava acordando várias veses a noite, ao começar caminhar e falar não parava quieto, e agora aos 4 anos é muito desobidiente, não tem paciencia para nos escurtar, se perguntamos o que fez na escola diz algo e logo muda de conversa, se pede pra lermos um livro de historinha, nem bem começamos muda de página fala mais do que escuta é agitado até pra dormir, se saimos na rua voltamos logo pq não fica quieto um só instante, porém se deixa-lo ver desenho fica horas a fio,e pra brinca com seus brinquedos so se ficarmos com ele, caso contrario logo perde a graça. Passo tb por interferencia de minha sogra que me agita e me faz discutir em casa com meu esposo diversas vezes na frente da criança isso desde a barriga, tento evitar mas tem ora....o pai tb é agitadissimo e ele sente uma imensa falta dele quando o mesmo vai trabalha e agora mente dizendo coisas que não falamos acha que ele é mesmo imperativo, já que é algo que acontece desde da gravidez?
    Obrigada joana

    ResponderExcluir
  9. Olá Joana, obrigada por escrever.
    Você coloca alguns pontos interessantes que precisam ser levados em consideração: A sua gravidez não foi tão tranqüila e hoje sabemos que qualquer atividade materna afeta o feto a partir do terceiro mês de gestação. É claro, que este não é um motivo para gerar uma criança hiperativa (e não estou dizendo que o seu pequeno é uma), mas influencia no comportamento e emoções de nossos filhos. Ter uma gravidez tranqüila, com emoções equilibradas gera crianças tranqüilas após o nascimento. Outra coisa que me chama atenção é o seu relato sobre discussões com o seu marido na frente das crianças, assim como a agitação do mesmo. Lembre-se: crianças são um reflexo dos pais. Pais tranqüilos, crianças tranqüilas. É claro que existem exceções, mas estou falando das regras.
    Quanto a leitura de livros, crianças de quatro anos ou menos, não se detém a leituras, elas preferem ver as imagens. Então não se preocupe em ler uma história completa para ele, isso vai deixá-lo desinteressado e entediado. Escolha livros que tenham mais imagens do que letras. Assim, aos poucos ele vai adquirindo o hábito de ler e de se interessar por livros. Livros com mais letras do que imagens, só vai lhe interessar lá pelos 8 anos em diante.
    As reações que você me relata de seu filho, me parecem mais um reflexo das experiências que ele vive em casa. Mas, sugiro que você fique atenta ao comportamento dele e caso queira se sentir mais tranqüila quanto a um diagnóstico, por favor procure por profissionais que possam avaliá-lo com precisão.
    Um abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  10. ola lila, tenho uma filha de apenas de 19 meses e acredito que seja hiperativa! desde que nasceu demonstrou ser uma crianca com muita energia..com 1 semana apenas mexia a cabeca as pernas e os bracos com muita facilidade e constantemente! e conforme foi crescendo foi demonstrando ser mto inteligente e comecou a fazer tudo muito rapido. comecou a gatinhar com 6 meses e aos 8 ja dava passos! ate ai eu achava que era uma crianca normal mas agora tou com receio que seja hiperativa... como disse ela é super inteligente, fala muito bem, sabe bem o que quer e o que nao quer mas tem grandes mudancas de humor...por vezes esta a ver televisao e faz birras do nd...n consegue cumprir com o que lhe disse mos, sou capaz d lhe ralhar 20 vezes a mesma coisa e ela continuar a fazer umas 40! n presta atencao em nd..e é um grande transtorno qdo saimos com ela porque ela simplesmente n para, parece k faz de tudo para xamar a atencao...faz birras, atira se para o chao, corre grita, atira coisas ao chao... em fim é um caos e poe nos exaustos!!! ela é muito impulsiva e nao consegue ouvir um nao, e faz birras enormes e muitas vezes sem motivo! nao consegue ficar quieta nem a comer, e cansa se muito rapido do k comeca a fazer... antigamente nem televisao via, hj em dia pelo menos ja ve as vezes um bocado dos bonecos...

    obrigada Ana,

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Você me falou da sua filha de 19 meses e descreveu alguns comportamentos dela. Interessante o seu relato, mas devo lhe dizer que você não precisa se preocupar com ela por enquanto (digo por enquanto pois os sintomas de hiperatividade começam a aparecer e a ficar mais fáceis de diagnosticar a partir dos 3 anos), pois o que você me descreve é perfeitamente normal em crianças nessa idade. É uma das fases mais ativa de uma criança e temos a impressão de que elas não vão parar nunca. É incrível a energia que eles possuem. É também a fase das birras, da enorme necessidade de chamar atenção, etc. E é nesse momento que você vai educá-la com mais facilidade, pois ela está aberta ao aprendizado e a disciplina, por mais que pareça o contrário. Brigar, chamar a atenção inúmeras vezes nem sempre é a melhor saída. Lembre-se: ela tem apenas 19 meses e deve tratá-la de acordo com a idade. Digo isso, pois muitos pais querem falar com os filhos como se eles tivessem a total compreensão do que dizem. Cada idade, uma informação e um formato de educação.
    Existem maneiras bem fáceis e práticas de lidar com a sua filha nessa fase, caso você queira me enviar outro e-mail detalhando os comportamentos dela e os seus diante deles, poderei lhe ajudar com mais detalhes. Fique à vontade para me escrever.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho um filho de 2anos e 9meses, ele é muito ativo,desde bebê não gostava de dormir era a maior luta, começou a andar com 8 para 9 meses, sempre o achei bem desenvolvido e inteligente para a idade dele,só que ele é muito bagunceiro,inquieto, não para um minuto, quer fazer tudo ao mesmo tempo, começa a brincar espalha tudo e desiste.Não aceita ouvir não, o comportamento dele quando a gente sai é péssimo, principalmente quando estamos todos juntos eu ele e o pai,parece que quer chamar a atençaõ o tempo todo . Agora ele está na fase de ver desenhos da tv paga, quando desliga é uma guerra.E estou cansada de ouvir todos dizerem que ele é hiperativo, porque não para um minuto,coloquei ele na escolinha para aprender a brincar com outras crianças, e gastar um pouco de energia, lá eles acham que ele tb é hiperativo, pq quer correr, e não fica quieto para ouvir historias e ai?o que eu faço? me ajude.Mariana

    ResponderExcluir
  13. ola,Lila!
    Trabalho numa escola e tenho observado uma criança de 4 anos.É uma aluna que não para na sala,não obedece a professora , nem os funcionários da escola,morde,deita no chão, corre e responde,quando advertida.No decorrer da aula foge da sala e passeia pela escola. No bebedouro joga água nos colegas; já é conhecida por toda escola. Os pais serão chamados para uma conversa. Isto pode ser algum transtorno ou apenas falta de limites? Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Lila
    Queria entender a verdadeira diferença de uma criança Hiperativa, para uma criança ativa. Meu filho tem 2 anos e 6 meses; e ele é uma criança muito agitada e também muito esperta, entende tudo que fala pra ele, mais quase nunca obedece, aliás so obededce o pai e a mim quando to unas paumadinhas no Bumbum e coloco de castigo, é quando ele pede para sair e fala que me obedecerá, mais minutos depois começa a traquinar de novo.
    Ele já conversa tudo, como eu disse acima é uma criança muito esperta, conhece todo mundo; Infelizmente venho percebendo que as vezes quando ele está bricando com outras crianças, tem certas situaçoês que ele se introsa bem e já em outras, que os brinquedos somente para ele. Será que meu Bebê é uma criança Hiperativa ou não?
    Aguardo anciosa sua resposta!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos,

    O meu nome é Cristina Marques e sou licenciada em psicologia e estou a fazer mestrado em psicologia clinica. A minha tese me mestrado tem como objetivo avaliar o stress, satisfaçao e preocupaçoes parentais em pais de crianças diagnosticadas com Perturbação de Hiperatividade e deficite de atenção. este estudo é anónimo e confidencial e em momento algum será pedido o vosso nome. O estudo é feito pelo preenchimento de um questionário sociodemografico e 3 pequenos questionários, tudo de resposta muito rápida.
    Se quiserem colaborar agradecia muito. deixo aqui o meu email para mais esclarecimentos ou dúvidas.
    " krys.cris@gmail.com"
    Agradecendo desde já a v/ atenção e colaboração,
    cumprimentos:
    Cristina Marques

    ResponderExcluir
  16. Ola Lila,tenho um filho com hiperatividade,ele foi diagnosticado com 6 anos de idade hoje ele tem 8 anos,Lia ele ja tomou 7 tipos de remedios que foram receitados para ele,mas nada melhorou,ele tem piorado muito,com este ultimo remedio ele tem revirado os olhos,tem tido alguns tiques nervosos com a perna a mão,estou tão preocupada que não sei mais o que fazer,sinto que estou perdendo o meu filho pro mundo.Por favor mim oriente como lidar com ele no dia a dia.Grata.Renata

    ResponderExcluir
  17. Olá Lila, tudo bem? Eu tenho uma filha de 2 anos e um mês, ela simplesmente não para um minuto, desde a hora que acorda ate a hora de dormir, ela sempre foi muito esperta, aprendeu a andar e a falar muito rapido, e sempre foi agitada desde pequena, mais de uns tempos para ca, começei a observar o comportamento dela com o comportamento de algumas crianças que conheço da mesma idade,ela nao fica quieta, nao assiste tv nem um minuto, nao brinca com nada, pelo contrario começa a brincar com alguma coisa logo ja estao todos os brinquedos no chao, as minhas panelas e ainda assim ela nao para, toda vez que eu estou converssando ela me interrompe, nao espera nem eu terminar de falar e ja fala junto, todo mundo aqui da minha cidade fala que ela e muito arteira, ate minha avo me disse que nunca viu criança assim, nao parar quieta um minuto, nao sei o que faço pois meu esposo nao aceita quando eu peço a ele para peocyrarmos ajuda, fico morrendo de do dela tambem porque ninguem tem paciencia com ela, por ela ser muito agitada evito sair de casa, so levei ela em 2 aniverssarios de criança ate hoje por esse motivo, me ajuda por favor meu email e joycinha_amanda@hotmail.com

    ResponderExcluir