sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cuidado! Seu filho pode ser vítima de Bullying


Muito provavelmente você já foi alvo de bullying quando era pré-adolescente ou adolescente. Sabe aquele colega chato que não te deixava em paz, mexia nas suas coisas, fazia piada a seu respeito e lhe colocava apelidos depreciativos? pois é, aquele coleguinha era um praticante de bullying.

Bullying é um tipo de comportamento que sempre existiu, e que recentemente foi batizado com este nome. Não existe uma tradução precisa para o português, mas refere-se a todo tipo de comportamento agressivo que ocorre sem nenhuma razão aparente e se caracteriza pelas atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas por crianças e adolescentes. Esse tipo de comportamento causa nas pessoas que são seu alvo, humilhação, dor, angústia e raiva.

O Bullying começou a ser pesquisado cerca de dez anos atrás na Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Segundo a Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente)o bullying não está restrito ao tipo de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.

Com a internet, o Bullying ganha espaço também nas comunidades virtuais aumentando ainda mais o transtorno das vítimas, já que no ambiente virtual os autores da agressão podem manter suas identidades no anonimato.

A prática do Bullying é mais comum entre os meninos, o que não quer dizer que não ocorra entre as meninas. Neste caso, geralmente envolve ações de exclusão e difamação.

"Tudo começa com ofensas, palavras, que nos magoam, até que tudo ultrapassa os limites, daí batem, agridem, roubam, excluem, chegam até a nos ameaçar em casa"(relato de uma vítima de BULLYNG)

O bullying é definido em três termos:

1) O comportamento é agressivo e negativo;
2) O comportamento é executado repetidamente;
3) O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

As ações que costumam estar presentes nessas práticas são: colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, excluir, intimidar, perseguir, assediar, amedrontar, agredir, bater, roubar ou quebrar pertences, entre outras formas.

"A prática do bullying é uma forma de abuso psicológico, físico e social. É um problema mundial que infelizmente está ganhando campo nas escolas" (Abrapia)

Os sintomas e comportamentos que geralmente aparecem quando uma criança ou adolescente está sendo vítima de Bullying são: depressão, ansiedade, estresse, dores não-especificadas, perda da auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e até suicídio.

Quando o bullying é praticado no ambiente escolar e não há intervenção, todos os alunos são afetados negativamente. Por isso as escolas e as famílias precisam se capacitar para aprender a diagnosticar os sintomas de bullying porque quanto mais cedo houver tratamento, maior a chance de ajudar a vítima e o praticante.

Bem, a primeira dificuldade que os pais e as escolas enfrentam é a de identificar se seu filho/aluno está sendo alvo deste tipo de comportamento, pois a criança ou adolescente que se sente ameaçado, reluta para falar a respeito. Então, fique atento aos seguintes sinais:

Seu filho...
- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda frequentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”;
- “Perde” repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.

E se o seu filho for um autor de Bullying? O que fazer?

Em primeiro lugar, é preciso conversar. Saiba que ele está precisando de ajuda! Não tente ignorar a situação, mas mantenha a calma. Controlar sua própria agressividade é imprescindível. Mostre que você sabe o que está acontecendo, e procure entendê-lo. Demonstre que o ama, porém deixe claro que você não aprova esse comportamento. Enfatize que isso é errado e que não deve ser repetido. Procure saber o porquê ele está agindo assim. Garanta a ele que você vai ajudá-lo. Estabeleça limites firmes e o encoraje-o a pedir desculpas a quem possa ter agredido,seja pessoalmente ou por carta. Destaque coisas positivas para melhorar a sua auto-estima e procure criar situações em que ele possa se sair bem, elogiando-o sempre quando isso ocorrer.E finalmente, mas não por último, entre em contato com a escola, converse com professores, funcionários e amigos que possam ajudá-lo.
_____________________
Fonte: ABRAPIA

36 comentários:

  1. A minha FILHA É VÍTIMA DE DIFAMAÇÕES INFUNDADAS NO LICEU ONDE ESTUDA! JÁ FUI FALAR COM A DIRECTORA DE TURMA, POIS ELA ESTÁ A SER MARGINALIZADA E ESTÁ SEMPRE SÓZINHA NOS INTERVALOS DAS AULAS. ATÉ AGORA A DIRECTORA DE TURMA AINDA NÃO FEZ NADA EM RELAÇÃO A ESSAS DIFAMAÇÕES GRAVES, E DAS QUAIS EU LHE LEVEI FOTOCOPIAS POIS ATÉ NO HI5 ESTAVAM ESCRITAS. A MINHA FILHA TEM 17 ANOS , É UMA MENINA MUITO BONITA MAS SENTE-SE DEPRESSIVA, TEM MEDO, E DIZ QUE NÃO AGUENTA MAIS. AS OFENSORAS SÃO 3 COLEGAS DO SEXO FEMININO QUE ESPALHAM BOATOS DELA ATRAVÉS DO LICEU. A MINHA FILHA É UMA MENINA QUE SE ISOLA MUITO DESDE QUE ISTO SUCEDE. O QUE POSSO FAZER?JÁ FALEI COM ESSAS COLEGAS E ELAS RIRAM-SE DA MINHA CARA E AINDA PUBLICARAM ISSO!

    ResponderExcluir
  2. Resposta ao comentário anterior: O caso que você citou da sua filha é grave e precisa de providências imediatas. A escola tem a obrigação de responder as suas reclamações documentadas. É estranho a diretora não ter feito absolutamente nada. Isso merece um processo na justiça, pois antes mesmo dela sofrer a prática do Bullying ela está sendo vítima de calúnia e difamação com a permissão da escola. Consulte o seu advogado para saber como proceder nesse caso.
    A prática do bullying pode ser perigosa, é muitas crianças e adolescentes são vítimas graves desse perigo. Aconselho você a retirar a sua filha da escola e colocá-la sobre acompanhamento psicológico, pois ela precisa resgatar a sua auto-estima e a capacidade de se defender positivamente. Não vale a pena deixá-la passar por isso. É desnecessário à sua saúde fisica e emocional!
    Caso você queira conversar mais a respeito, pode me enviar um e-mail.
    Espero ter ajudado em algo,
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  3. Olá lilaa'
    Tenho 14 anos e sou vitima de bulling, nunca me abri com meus pais até que na terça feira fui agredida e humilhada mais uma vez a menina me deu um tapa na cara e me disse coisas horrivéis no portão da escola na hora da saida Detalhe;ela não estava sozinha estava com o bando dela'...Minha amiga estava comigo e na hora qe eu levei o tapa na cara minha amiga chutou o portão qe estava semi aberto para eu entrar e comunicar a direção.Meus professores me conhecem e me ajudaram a eu me acalmar pois eles dizem q sou boa aluna e q eles sabem a fama da outra menina. Mais para o meu azar a diretora apenas fez um relatorio. na quarta foi feriado. Na quinta eu saindo da escola me deparei com a menina ela havia matado aula e estava me esperando do lado de fora ela mais uma vez me insultou e disse qe se hj seta feira se ela fosse chamada na direção ela ia me deiar roxa e alejada de tanto me bater.Hj eu não fui a escola pois estava dessesperada estou na casa da minha tia e meu pai vai ir na delegacia mais gostaria de saber oqe posso fazer se ela me agredir segunda? eu estou muito dessesperada.Me Ajude ^^
    Bgs Lila

    ResponderExcluir
  4. Olá querida! Recebi a sua segunda mensagem com o seu e-mail e pedindo que responda através dele. Estarei fazendo isso. Qualquer dúvida me escreva.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  5. OLÁ,LILA COMO VAI, MINHA FILHA TEM SIDO VITIMA DESSE ATO NA ESCOLA,POR SER PORTADORA DE SINDROME DE TUNNER E TER BAIXA ESTATURA E SER DIFERNTE DE OUTRAS MENINAS DA IDADE DELA DE 14 ANOS, CHAMÃO ELA DE HERMAFRODITA, BABACA, SEM GRAÇA, ANÃ E POR AI VAI AS FORMAS DE PRECONCEITO O QUE DEVO FAZER,JA FUI A ESCOLA MAS A DIRETORA DIZ QUE ELA FAZ O QUE PODE, PARA QUE ESSE TIPO DE ATO NAO OCORRA MAS PARA ELA ESTÁ SENDO DIFICIL, AS PESSOAS SE ESQUECEM QUE MESMO QUANDO SE DIFERENTE DOS PACDROES NORMAIS OS SENTIMENTOS, DORES, ANGUSTIAS SAO IGUAIS AO DE QUALQUER PESSOA O QUE DEVO FAZER? SOU DA CIDADE DE INDAIATUBA SP. OBRIGADA SEM MAIS

    ResponderExcluir
  6. ola lila, , gostaria de pedir a sua opniao a respeito do meu caso, minha filha tem 10 anos e esta na mesma turma a 5 anos , desde o ano passado tenho estado na escola frequentemente , pois minha filha vem sofrendo bullying , um caso menos agressivo , pois nao tem agressao fisica somente verbal, porem frequentemente,minha filha ja me pediu por diversas vezes que a mudasse de classe, mais a escola se nega a tomar tal atitude, como devo preceder ? existe alguma lei para isso? muito obrigada . CAROLINA

    ResponderExcluir
  7. sou mãe minha filha e vitima de bullying,eu já fui a te a escola conversar com a direção não posso se omisa da as costas para o que vem a contecendo com minha filha na escola ela e ameasada por uma menina que diz que vai matala o que faço procuro adelegacia e dou queija de
    ameaça a minha filha tem 10 anos e a menina
    que a agride também tem 10 anos.
    professora e mães que não costaram da minha
    atitude de procurar a direção da escola mas não posso fechar os olhos para esses fatos tão delicados e perigosos entes e aconteça opior pesso ajuda na escola e sua opinião.estou esperando aqui na pagina de Lila sua resposta.

    ResponderExcluir
  8. Olá Carolina e olá para as outras mães que postaram comentários com questionamentos sobre a agressão que seus filhos estão passando na escola (Bullying). Desculpe por não citar alguns nomes, mas os comentários estão anônimos.
    Todas são bem vindas com suas questões e gostaria de agradecer a confiança em escrever e em compartilhar um pouco da experiência de vocês.

    Infelizmente muitas crianças estão sendo vítimas de bullying nas escolas e precisamos nos preparar através da tomada de consciência e da educação para a solução deste problema.

    Percebi que as experiências, nada agradável, pela qual estão passando, possuem pontos em comum. Por isso, decidi postar um novo artigo sobre o tema. Ele estará direcionado para as duvidas de vocês.
    Espero poder ajudar em algo.
    Fiquem a vontade para questionamentos, esclarecimentos e opiniões.
    Este Blog foi criado para nós, pais e mães que querem educar com qualidade seus filhos.
    Vejam o artigo no mês de maio.
    Abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  9. Olá Lila,estou sendo vitima de bullyng,a menina da minha classe me ameaça,me inforca e diz que vai me matar com a tesoura mas antes ela diz que vai cortar o meu cabelo.Meus pais já foram a direçao da escola e contaram o que já a um tempo vem acontecendo comigo.
    O que eu fasso,meus pais vao até a delegacia.
    Me responda na pagina de Lila

    ResponderExcluir
  10. Lila, eu sou a menina que tem uma garota que diz que vai me matar com a tesoura mas antes vai cortar todo o meu cabelo,o que eu posso fazer pois a menina tem 10 anos e eu tanbém,preciso da sua opiniao.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Resposta ao comentário da menina de 10 anos:
    Olá! Escrevi um novo artigo sobre o bullying neste site. Depois dê uma olhadinha no mês de maio e confira.
    O que está acontecendo com você merece atenção e providências urgentes. Tanto você quanto a sua colega da mesma idade, precisam de ajuda. São duas crianças que estão sofrendo de maneiras distintas. Quem pratica o bullying provavelmente tem um hitórico de violência ou abuso familiar e a prática na escola é apenas um reflexo disso. As vítimas de bullying geralmente são pessoas mais passivas e que podem ter dificuldades para se defender. Isso não é uma regra, mas caso você se identifique com esta qualidade (dificuldade para se defender) é importante cuidar através de terapia, para que futuramente você não seja mais ameaçada por essa prática. A terapia pode lhe ajudar a fortalecer a sua auto estima e a sua capacidade de auto defesa. É uma sugestão!
    É claro que você está sendo vítima de bullying e isso é muito sério. A situação não pode permanecer assim, pois muitas vezes as ameaças se tornam reais. Então o que fazer? Sugiro que seus pais procurem a direção da escola e informem o que está acontecendo. É importante que eles estejam cientes do que é o bullying e de que a escola deve tomar proviências para proteger você e a sua colega. Caso a escola se omita, é preciso procurar a ajuda da lei. Através de uma ocorrência policial, os pais da menina serão chamados para depor e tomar providências para que a mesma deixe de ameaçar você. A escola não pode se omitir, negar a situação e muito menos não se dispor a ajudar. É obrigação dela intervir no assunto.
    Seus pais precisam ser firmes com a escola e pedir uma solução.
    Enquanto isso, procure olhar para a sua colega como uma criança igual a você. Ela é provavelmente menos feliz que você, pois está usando a agressão para se impor, ter atenção ou se proteger de uma dor. Sei que é difícil te solicitar isso, mas tente não ter medo, mas se previna e se proteja. Veja se tem espaço para você conversar com ela. Provavelmente ela não espera isso de voê e pode se surpreneder com a sua compreensão e tentativa de solucionar a situação. Tente perguntar para ela o porque de ela estar tentando machucar você. Ela escolheu você para molestar por algum motivo que apenas você e ela saberão. Pense um pouco sobre o que poderia ter dispertado nela a agressão por você. Isso pode lhe ajudar a entender a situação. Entendendo, você pode mudar.
    Abraços e espero ter ajudado.
    Qualquer dúvida me escreva.
    Lila

    ResponderExcluir
  12. Resposta à mãe da criança portadora de Síndrome de Tunner:
    Olá! A escola disse que faz o que pode. Por essa resposta devo imaginar que esta escola não está preparada para lhe ajudar. A escola não tem que fazer o que pode, ela tem que solucionar a situação, caso ela não consiga, tem que procurar recursos que o façam. O que ela não pode é deixar a aluna e seus pais sem uma solução.
    Você disse tudo nesta frase: "...AS PESSOAS SE ESQUECEM QUE MESMO QUANDO SE É DIFERENTE DOS PADROES NORMAIS OS SENTIMENTOS, DORES, ANGUSTIAS SAO IGUAIS AO DE QUALQUER PESSOA..." É isso mesmo! Todos somos iguais, apesar das diferenças. Esse tipo de conscientização, a escola tem a obrigação de implantar em seus alunos. Ela consegue isso através de campanhas, projetos solidários, dinâmicas de integração e aceitação do outro, etc. Existem muitas maneiras de educar os jovens para as diferenças. Bem, enquanto a escola se prepara (se é que isso vai acontecer)você deve proteger a sua filha. Caso você não veja solução ou intenção de solução por parte da escola, sugiro que você converse com a sua filha e escute o que ela acha da situação, da escola, dos colegas. Permita que ela escolha o que fazer. Ela pode optar por mudar de escola, continuar ou mesmo outra propor outra solução. É importante saber o que ela pensa e sente sobre tudo isso.
    Caso ela deseje mudar de escola, faça isso. Muitas vezes prolongar um sofrimento é inútil, apenas prolonga a dor e angústia. Procure uma escola mais humanista com uma cultura que acolha as diferenças. Sua filha não precisa e não deve passar por isso.
    Por favor, leia as respostas aos demais comentários. Eu posso ter respondido lá algo que não postei aqui.
    Espero ter ajudado em algo.
    Obrigada por escrever.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  13. Oi Carolina! Obrigada por escrever.
    A sua filha está a cinco anos com a mesma turma. O que mudou na relação dela com os amigos? Porque agora isso está acontecendo? ou já aconteceu ao longo desses anos? É importante saber o que houve, em que ponto tudo mudou.
    Você disse que ela quer mudar de sala. Penso que isso acontece, pois a situação deve estar insuportável. Bem, não tenho certeza se é a melhor solução. Até mesmo porque as agressões são menos graves. Veja bem, ela não precisa passar por isso, mas tirá-la da situação sem que ela compreenda o que está ocorrendo ou tente se defender pode torna-la insegura e carente de proteção sempre. Nós precisamos preparar os nossos filhos para o futuro sem a nossa presença.
    Sugiro que você converse com a coordenação da escola e esclareça os motivos pelo qual eles se recusam a mudá-la de sala. Explique os seus e tentem chegar a uma decisão. Escute o que a sua filha pensa sobre tudo isso e como ela se sente, principalmente no aspecto de auto defesa.
    Quanto a lei, infelizmente não existe nada concreto, apenas um projeto de lei, passível de aprovação no senado. O máximo a nível de segurança legal que se consegue contra o bullying, é procurar o Conselho Tutelar. Eles podem orientar os pais, a escola e as crianças sobre a situação. Geralmente nas cidades, o acesso ao Conselho é através do disque 100.
    Espero ter ajudado em algo. Me disponho a esclarecer mais dúvidas,
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  14. Olá Lila,eu sou a menina que tem 10 anos e que a garota da minha turma diz que quer me matar com a tesoura.Essa menina fica me ofendendo me estrangulando e me ameaçando,a minha professora diz que como eu sou loira,dos olhos claros e as professoras me elogian que sou inteligente está garota está emplicando comigo.
    Voltarei outras vezes para escrever,obrigada,Lila.

    ResponderExcluir
  15. Olá menina de 10 anos!!
    Eu respondi para você nesta página. Dê uma olhadinha nos comentários acima e tem um direcionado à você.
    Qualquer dúvida, me escreva.
    Bjs,
    Lila

    ResponderExcluir
  16. Ola Lila, adorei seu site, eu tenho um filho de 14 anos e hoje me contou que um colega fica ofendendo a minha mae. Meu filho anda agressivo, conversei muito com ele. Amanha vou a escola. Estou no caminho certo? Obrigada Dry

    ResponderExcluir
  17. Olá Dry! Obrigada pela visita no Blog. Volte sempre que desejar. Será um prazer tê-la por aqui.
    A reação dos adolescentes para uma agressão é a própria agressão.
    Ele está agressivo com quem? com você? com os amigos? Como ele manifesta esta agressividade?
    É importante identificarmos para onde está direcionada a raiva. Isso nos ajuda a encontrar respostas.
    Quanto ao colega e a situação relatada acima, o caminho é esse mesmo: o diálogo.
    Conversar com os pais do colega é uma excelente e madura alternativa. Continue conversando com seu filho, isso é ótimo! Seja um canal aberto para o diálogo.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog, foi o Nando que me indicou, eu tenho uma filhinha de 3 aninhos e do nada ela não quer mais ir a escola... eu ando observando ela, nas brincadeiras e percebi que ela sempre coloca uma bonecas sentadas e diz brigando como se fosse a Tia da escola, briga com as bonecas e diz que todas tem que ficar de castigo, fiquei observando e hoje escrevi um bilhete e conversei com a professora e a diretora da escola, pq ela tb andava isolada na turma e não queria brincar com ninguém, não gostei de saber disso, então fui resolver a questão, disse a professora, que ela não estava querendo brincar com as outras coleguinhas pq estava com medo do castigo, a Tia me disse que ela é seletiva, não brinca com qualquer criança, que gosta de selecionar, achei interessante, mais mesmo assim não concordei, então pedi que a professora(Tia) observasse mais a minha pequena, fiquei hoje na escola observando ela, que fica sentada, quieta, e só quer ficar perto de uma ou duas crianças, hoje ela já brincou mais um pouco e a Tia disse que ela sse inturmou mais, o que vc acha sobre isso?
    bjinhos eu tenho blog, se quiser me responder lá e me seguir tb...www.luslim.blogspot.com
    bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Lú, obrigada pela confiança em escrever e pela visita no blog.
    Você escreve que a sua filha de repente não quis mais ir à escola e faz brincadeiras sobre ficar de castigo. Bem, crianças não costumam inventar coisas. Caso ela tenha usado esta expressão, é possível que tenha escutado em algum lugar. Nesta idade, elas reproduzem o que vêem e escutam ou mesmo o que vivenciam. O que a escola falou sobre castigo? É uma prática por lá?
    Deixar de querer ir à escola com certeza é um sintoma. Não necessariamente algo que tenha ocorrido na escola. Por exemplo: Pode ter sido no parque, em casa ou mesmo em um desenho que assistiu que a impressionou. Muitas crianças reproduzem em um ambiente diferente o que vivenciam em outro. É preciso identificar a origem do medo e reserva que ela está vivendo.

    Quanto a prática do bullying, é importante ressaltar que geralmente ocorre entre crianças mais velhas, acima de 8 anos, pois antes dessa idade as crianças não tem o discernimento sobre causar o mal a alguém. Por exemplo, se uma criança de seis anos, coloca um gato no forno é provavelmente por curiosidade e não por “maldade”, mas uma de oito anos já o teria feito para machucar o bichano. Essa diferença de atitudes e intenções se dá devido a janela desse tipo de inteligência não estar completamente desenvolvida até o final dos sete anos. Então, podemos descartar a prática do bullying entre os amiguinhos dela.

    Ela vivenciou ou tem vivenciado alguma situação diferente na família, tipo luto, nascimento de um irmão, mudança de casa, etc? Situações como essas costumam mudar a maneira de ser de uma criança por um determinado período. Pense se tem algo diferente acontecendo na vida de vocês.

    Você fala também sobre ela ser seletiva com os amigos e que fica sentada quieta. Não é muito comum uma criança de 3 anos ficar sentada e quieta. Elas querem mais é correr, brincar, descobrir o mundo... Ela sempre foi assim? Como é para ela confiar nas pessoas? Ela demonstra medo?
    Sugiro que você a observe mais, principalmente nas brincadeiras com as suas bonecas. Entre na brincadeira também e faça um psicodrama. Isso ajudará você a obter informações dela. É mais ou menos assim: Caso ela esteja brincando com as bonecas, entre e use uma das bonecas para assumir um personagem. Deixe-a escolher o seu personagem e as suas falas. Talvez ela diga: “Mamãe você vai ser a professora”. Você pode dizer: “Ah! E o que eu faço quando sou a professora?” Deixe que ela vá lhe dando os caminhos da brincadeira e as falas. Essa é uma técnica muito usada em terapia com crianças e as falas das crianças são sempre espontâneas e um valioso tesouro para descobrirmos o que pode estar acontecendo.

    Bem Lú, após você responder as perguntas acima, vamos trocar um pouco mais de idéias. Ok?
    Abraço afetuoso,
    Lila

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo carinho...
    Vou observar mais a Bia, sobre as suas perguntas, na escola o castigo é simples, as crianças que fazem bagunça ficam sentadas em uma cadeirinha isolada dos outros eles a chamam de cadeirinha do repouso, a Bia não gosta de ir, e sempre que ela faz algo de errado eu digo sobre a tal cadeira e ela chora, mais acredito que não goste pq vê os amiguinhos sentados chorando.
    A única situação que ela vivenciava na família, desde que nasceu é que eu e o Pai dela não estavamos nos entendendo devido aos desempregos constantes dele, onde eu pedia sempre q ele fosse em bora e nos deixasse em paz e ele sempre negava e nunca foi, as brigas eram constantes e absurdas, mais já que o meu marido não mudava de comportamento que mudou fui eu, assumi um comportamento mais positivo, não brigo mais e deixo as responsabilidades por conta dele, então a Bia presenciava as brigas constantes e acho que isso está se refletindo agora no comportamento dela, ela está nervosa e agressiva, mais acredito que se o ambiente for mais agradável sem brigas e discursões ela se tornara uma criança melhor, pq eu decidi mudar pela minha filhota, amo o meu marido mais o comodismo não é um bom exemplo para se dar a um filho (depois eu lhe explico melhor sobre isso)...
    Não a Bia nunca foi assim, de ter medo de ninguém, depois que eu resolvi mudar dentro de casa ela está bem mais sociável até com os adultos, ela era meio dichinho do mato, agora está bem melhor, já me falaram assim, nossa a Bia tá mais sorridente, mais tranquila, então vejo amiga que o destino da minha filha está nas minhas mãos preciso está atenta a tudo, se eu for uma boa mãe com certeza ela será um bom adulto...
    se quiser me add no MSN é lupinheirorj@hotmail.com
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  21. Meu filho não quer mais sair de casa , e agora percebo pelo seu comportamento tenha sido vitima de bullying, devido estar acima do peso , não quer mais sair com camisetas, e so sai com blusas de frio mesmo naquele calor, com vergonha dos apelidos maldosos de seus colegas , gordo, tetudo, baleia, agora irá começar as aulas e ele já disse que não vai a escola. Estou agora pesquisando tratamnetos na internet para meu filho e aceito sugestões vou deixar meu e-mail iddela@hotmail.com, estou sem saber por onde começar.

    ResponderExcluir
  22. Olá querida leitora. Já respondi ao seu comentário através do seu e-mail.
    Obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua historia.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  23. Olá sou mãe de uma menina de 5 anos!ela reclama de uma coleguinha de xinga (burra), empura e mexe no material dela o tempo todo e já acordou 2 vezes gritando pare!!! já pediu chorando pra tirar ela desta escola.... não sei o que fazer?
    por favor, me ajude!!!!!!!!!! aceito sugestões rosalisilva2010@hotmail.

    ResponderExcluir
  24. Resposta ao comentário acima:
    Olá Rosa, tudo bem? Obrigada por escrever. Estava viajando, por isso apenas agora estou lendo meus e-mails e respondendo à você.
    Li o seu comentário e vamos a alguns pontos:
    Costumo dizer que não devemos cobrar nada de ninguém que a idade não permita. Por isso, não exija capacidade de julgamento (consciência do que pode ou não fazer) ou analise de limites de crianças menores de 7 anos. Somente a partir desta idade é que essa capacidade se desenvolve. Por exemplo: Quando uma menina de 6 anos coloca o gato no microondas, ela não sabe o risco que está expondo o animal, mas uma menina de 8 anos sabe. A sua filhinha e a amiguinha dela são duas pequenas educadas de maneira diferente. Provavelmente a amiguinha da sua filha recebe uma educação não muito adequada, talvez ela apanhe e ouça xingamentos em casa, por isso ela reproduz na escola com os seus colegas. Já a sua filha, eu imagino que receba uma educação mais humanizada, por isso ela sente de maneira acentuada a agressão da amiga da escola. Ela deve ser mais sensível a agressões, pois não sofre agressões em casa. Caso seja isso, parabéns para você como mãe que cuida com amor da sua filha.
    Com relação ao que está acontecendo na escola, apesar de ser chato (eu entendo pois meu filho já passou por experiência semelhante na escola. Hoje ele tem 6 anos) tem o seu lado bom. Qual é? A sua filha vai aprender a se defender. Infelizmente no mundo não existem pessoas apenas educadas e boas, pelo contrário, existem pessoas más e desrespeitosas. Os nossos filhos vão começar a conhecer essas pessoas. A escola é o primeiro estágio. Lá, teremos crianças bem ou mau educadas. Infelizmente não podemos controlar isso. O que podemos fazer? Preparar os nossos filhos para lidar com essas pessoas.
    É claro que é chato ouvir os nossos filhos chorando e reclamando dos amiguinhos e pedindo para sair da escola. Mas agüente firme que tem solução fácil e próspera.
    Primeiro passo: Certifique-se com a sua filha o que está acontecendo e se é apenas isso.
    Segundo: Converse com ela que a amiguinha tem a mesma idade, mas que recebe educação diferente em casa (pelo menos é o que imaginamos). Diga a sua filha que realmente é muito chato ser xingada, mas que ela sabe que não é burra e se a amiguinha está falando isso deve ser porque escuta em casa dos pais dela. Falando dessa maneira, você ajudará a desenvolver na sua filha a compaixão e a empatia. Qualidades importantíssimas para os nossos filhos.
    Terceiro: Nunca incentive a sua filha a fazer o mesmo com a amiga, ou seja xingá-la. Isso não ajudaria em nada na educação da mesma, pelo contrário. Ajude-a a se defender. Como fazer isso? Diga a ela que a amiguinha é tão pequena quanto ela e que não é mais forte. Que ela não tem o direito de dizer que ela é burra, por isso toda vez que ela disser que a sua filha é burra, diga para ela falar para a colega: “Eu não sou burra e você pare de falar isso!” A sua filha precisa se fortalecer para se defender e impor respeito perante os amiguinhos. As crianças que sofrem bullying, geralmente parecem fracas para os amigos, por isso são motivo de agressões. As crianças que se defendem não sofrem agressões.
    Continua no proximo comentário.

    ResponderExcluir
  25. Continuação da resposta acima:
    Quarto: Converse com a professora sobre o que está acontecendo e peça que a professora ajude as duas a terem um bom relacionamento. Caso seja preciso, procure a coordenadora para expor a situação. Observe o que a escola faz para sanar o problema.
    Quinto: Nunca tente resolver isso diretamente com a criança que xinga e nem com os pais dela. Sempre use a escola para mediar isso. Encare o problema com naturalidade, pois é muito comum acontecer isso em escolas nessa faixa etária.
    Sexto: Converse com a sua filha sobre bullying (você pode ler vários textos no blog com o tema). Na idade dela facilmente ela entenderá o assunto e isso lhe ajudará a se prevenir de abusos maiores de colegas lá na frente.
    Sétimo: Não tire a sua filha da escola (a não ser em casos extremos, como risco de vida, etc. Acho que não é o caso), pois nem sempre você poderá livrá-la de um problema. Ela precisa aprender a fazer isso sozinha para que se torne uma adulta saudável. Lembre-se: criamos os nossos filhos para o muno.
    Bem, espero ter ajudado em algo.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  26. OLÁ LILA JÁ FAZ ALGUNS TEMPO MEU FILHO TEM TIDO PROBLEMAS NA ESCOLA VEM SOFRENDO DE VIOLÊNCIA FISICA POR OUTRO ALUNO DA OUTRA VEZ RELATEI O FATO A PROFESSORA E FOI LEVADO A DIRETORIA MAS NOVAMENTE ELE FOI AGREDIDO NA ESCOLA POR FAVOR ME AJUDE O QUE DEVO FAZER PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA DE NOVO!!SERÁ QUE SERIA O CASO DE LUTAR JUDICIALMENTE?SE PUDER ME RESPONDER NO MEU MAIL TE AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO MUITO OBRIGADA!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Você não deixou o seu e-mail para que eu lhe responda. Por favor, deixe-o aqui ou envie uma mensagem para o meu: lila.rosana@bol.com.br
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  28. Lila, realmente esse é um post excelente. Meu filho com 3 anos de idade já sofria com isso e acabamos por tirar ele da escolinha que frequentava e passamos para outra. Nessa outra escola é bem mais leve, mas sabemos de 1 menino que traz toda dor de cabeça para os pais e claro, meu filho está sempre perto dele. O que fazemos é tentar esclarecer ao meu filho as ações dele e do menino, se são boas ou más, ele tem um bom discernimento e com horas de conversa conseguimos fazê-lo entender. Mas não é fácil, não estava preparada para lidar com isso tão cedo. Acho que estamos nos saindo bem, meu filho melhorou muito e encontrou outros amigos, as professoras tentam lidar com esse menino e confessam não ser fácil, mas estão de mãos atadas, já conversaram com os pais e não sei até que ponto isso foi levado a sério, pois o menino é de família mais simples. Como não da pra ficar levando meu filho de uma escola para a outra o tempo todo, ficamos na vigia. atravéz do comportamento dele nós podemos saber o que o "amiguinho" faz e diz, normalmente parecido ao que ele faz com o irmão depois... Longas conversas tem ajudado muito e o período de férias foi maravilhoso nesse sentido. Sei que não é só na escola dele, amigos nossos reclamam aqui na Hungria: Você cria seu filho com carinho, da valores, póe na escola e acabam com ele... - é o que tenho ouvido, e estamos falando de crianças de 3 a 6 anos... É um problema constante. Como previnir, ou fugir? Existe uma forma?
    Ainda controlamos bem, mas ouve momentos que tive vontade de isolar meu filho desse mundo cruel. Aqui na Hungria o nível de suicídio entre jovens é alto, imagino porquê...
    Obrigada pelo post. Deixou mais claro o que eu já imaginava.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Ah, Lila, li acima suas dicas para o problema da menina de 5 anos, acho que é por aí pra mim também. Obrigada!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. Olha que texto maravilhoso! Realmente é muito importante as dicas e tudo o mais sobre bulyng, meu filho já entrou na escola e tenho medo do que pode acontecer no futuro... Adorei o post! bj

    ResponderExcluir
  31. Poxa Lila, nao sabia q a causa de suicidio na Europa estava ligada tao bullying, chocante! Eh preciso ser combatido mesmo..

    Uma vez li ou ouvi uma frase: a gente passa a vida inteira tentando se recuperar da infancia..As vezes é bem assim mesmo..

    bjos

    ResponderExcluir
  32. Oi Carol,
    Obrigada por comentar e por ler os demais comentários com as respostas, isso mostra o seu interesse em ajudar ao seu filho, pois você tem buscado soluções humanizadas. Parabéns! Fico sempre muito feliz ao conhecer bons pais, nos dá a esperança de um mundo melhor...
    Qualquer dúvida estou aqui ou pode escrever para o meu e-mail.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  33. Oi Paloma,Obrigada por comentar.
    Quando os nossos filhos entram na escola, sempre ficamos apreensivas e queremos poupá-los de tudo e todos que possam causar-lhes mal, pois ser mãe é viver eternamente com o coração caminhando fora do corpo.
    Fique tranquila, ele vai aprender e se desenvolver muito.

    ResponderExcluir
  34. Oi Daniela, obrigada por ler o post. Fico feliz que tenha vindo até aqui e doado um pouco do seu tempo com o blog.
    Infelizmente na europa, uma grande parte de suicidios que acontecem entre jovens, estão relacionados ao bullying e suas consequencias emocionais. O bullying é muito mais sério do que pensamos. Por isso me dedico muito a escrever sobre o tema. Os pais, filhos, escolas e a comunidade em geral, precisam estar conscientes desse mal.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  35. ADOREI ACHEI MUITO BACANA E ENTERESANTE ESPERO QUE TENHA MAIS COISAS PARA VER PORQUE E MUITO LEGAL E APRENDE BASTANTE OBRIGADO ME AJUDOU MUITOOOOOOOOOOOO/bijo beijo beijo beijo beijo

    ResponderExcluir
  36. Ola,sou um rapaz de 12 anos e existe uma rapariga de 12 anos que está a ser vitima de bullyng, eles chamam-lhe nomes feios e escrevem coisas sobre ela no facebook. ja disse aos meus colegas para pararem de fazer aquilo mas eles nao param. gostava de ajudar essa rapariga mas nao sei como. ajudei-me

    ResponderExcluir