terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Meu filho é Hiperativo?

Recebi há alguns dias atrás uma mensagem de uma mãe. Ela estava um pouco angustiada com o comportamento de seu filho caçula. Ela descreveu as diferenças visíveis entre os seus dois filhos, o mais velho de oito anos e o mais novo de um ano e meio. Foi muito enriquecedor trocar idéias com esta mãe e poder ajudá-la um pouco esclarecendo as suas dúvidas.

Pensando em compartilhar com outros pais que por ventura tenham as mesmas dúvidas, essa mãe autorizou postar o nosso diálogo neste Blog. Agradeço a ela pela gentileza.

Abaixo, descrevo o nosso diálogo:
Mãe: “O mais velho é um doce, sempre foi super tranquilo e nunca me trouxe preocupações. O mais novo nasceu prematuro, de 36 semanas, e desde pequeno sempre me deu muito trabalho. Sempre foi muito chorão, dormia muito mal. Com apenas dois meses de idade não dormia durante o dia, tirava apenas cochilos. Não tem paciência pra nada. Trocar a fralda é uma tarefa muito difícil de ser realizada. Desde que ele completou um aninho e começou a andar as coisas pioraram muito, agora ele não para um minuto, parece que não se cansa nunca. Ele dorme muito mal. Durante a noite ele acorda muitas vezes e tem o sono muito agitado, chegando a ter olheiras, mesmo assim, acorda com toda disposição. De uns meses prá cá, o comportamento dele tem mudado: além de dormir muito mal, ele tem demonstrado um comportamento agressivo com ele mesmo. As vezes puxa os próprios cabelos, morde as mãozinhas e, quando fica nervoso com alguma coisa costuma bater com a cabeça no chão, ou no sofá. Ele também morde com muita força a chupeta, demonstrando muita ansiedade e nervosismo. Pra viajar com ele é um sacrifício, isso porque ele se solta da cadeirinha do carro e corre para o banco da frente. Em casa ele corre bastante, é muito estabanado, cai a toa e vive todo cheio de hematomas. É muito impulsivo, faz as coisas sem demonstrar qualquer medo, se joga de cima da cama, pula, fala, canta o tempo todo, mexe em tudo, a casa vive de cabeça para baixo. Na hora de comer é um sacrifício, ele vai muito bem nas primeiras colheradas, mas logo se cansa de ficar sentado e sai correndo. Ele atrapalha muito o irmão mais velho nas brincadeiras e atividades e isso me traz grandes conflitos. O comportamento é igual em qualquer lugar, confesso que ultimamente tenho deixado de frequentar certos lugares, porque volto pra casa exausta de tanto correr atrás dele.

Bem, diante desses sintomas, a pediatra disse que acha essa agitação um pouco excessiva pra idade dele. Ela me aconselhou a colocá-lo na natação pra ver se ajuda um pouco e também me pediu que procurasse um neurologista para fazer uma avaliação mais precisa. Eu gostaria de saber sua opinião sobre o caso dele. Andei pesquisando muito sobre a hiperatividade, e mesmo ele sendo muito pequeno, acho que ele já apresenta muitos sintomas, mas o que você acha?”

O seu filho caçula, pelo que você descreve, é bem inquieto, o que não necessariamente o torna Hiperativo. Para um diagnóstico de hiperatividade, é preciso a avaliação de uma equipe multidisciplinar, pois o tratamento envolve medicação o que, para crianças muito pequenas, precisa ser cuidadosamente avaliada a real necessidade. Ele precisa da avaliação de uma Neuropsicóloga, psicóloga, psicopedagoga e neurologista. O diagnostico de um único profissional não é suficiente para uma avaliação com resultado preciso, exatamente porque muitos confundem agitação excessiva, que pode ser gerada por outros fatores, com hiperatividade. O cuidado nesta avaliação é fundamental.

Pelo que você descreve, ele não dorme bem e é muito agitado comparado ao irmão. Primeiro ponto: nunca faça comparações, pois isso fará você sempre acentuar as diferenças entre eles. Eles são diferentes, como a maioria dos irmãos. Imagine se o caçula tivesse nascido primeiro, provavelmente você o enxergaria de outra forma, pois você não teria uma referência comparativa. Pense em cada um de maneira única e individual. O fato de serem diferentes não os torna certos ou errados, apenas diferentes.

Alguns comportamentos que você descreve são perfeitamente normais para a idade dele, tipo:

- "Não parar um minuto" - a maioria dos meninos são pequenos aventureiros e querem descobrir o mundo no menor tempo possível, eles só não sabem que tem limitações, o que os torna agitados e irritados.
- "Ser chorão" - o choro é uma expressão da criança que precisa ser respeitada e entendida. Ele pode significar muita coisa. Em crianças muito pequenas, é a maneira que eles têm para dizer que estão insatisfeitos com algo ou alguma coisa. Tente escutar o choro como uma fala. O que ele poderia estar lhe dizendo ao chorar?
- "Dormir mal" - Criar um ambiente tranquilo é fundamental, isso inclui o ânimo dos pais. Estejam tranquilos e calmos para que ele se sinta seguro para dormir. Algumas crianças tem medo de dormir, pois acham que vão ficar sozinhas, porque é escuro, etc. Por isso as crianças em geral, precisam de segurança para entenderem que dormir é seguro e faz bem.
- "Não tem paciência para nada, trocar fralda, etc" - Nesta idade a paciência não é uma virtude. Eles são impacientes mesmo. O contrário é que é fora de regra.
- "Bater a cabeça no chão" - também é comum nesta idade, pois é uma maneira de chamar a atenção para o que ele quer. Ignore que logo passa, e não se preocupe que ele não irá se machucar. Eles batem a cabeça, mas sabem o limite da dor e não se machucam. Uma maneira de ignorar é sair de perto e quando ele se aproximar, tente mudar de assunto, tipo oferecendo uma comidinha, um brinquedo, aja como se nada estivesse acontecendo.
- "Viajar com ele é difícil" -  Ele precisa de limites e saber o que precisa ser feito para a sua segurança. Crianças muito pequenas aprendem rápido sobre limites e são os pais que vão ensinar. Use um cinto que realmente prenda ele à cadeira e converse dizendo calmamente que ele terá que ficar ali e que não poderá vir para o banco da frente, pois pode se machucar (fazer dodói). Repita isso quantas vezes for necessário, mas sempre com tom de voz baixo e calmo. A calma é fundamental na educação dos filhos.
- "Faz coisas sem demonstrar medo" - A sua autodefesa não está ativada e ele não demonstrará medo mesmo, até mesmo porque ainda não tem. Somente por volta dos três anos é que começará a apresentar medo. Crie ambientes seguros e tome mais cuidado ao sair com ele. Logo, logo ele terá algum medinho.
- "Fala e canta o tempo todo, mexe em tudo, a casa vive de cabeça para baixo" - Que fofo!! Ele precisa de um lugar seguro para brincar. Crie no quarto dele ou em um canto da casa um lugar com tapete de EVA, piscina de bolas, bastante almofada e brinquedos de montar e desmontar para ele se entreter. Ele precisa disso e é do temperamento dele ser um pouco mais agitado que o seu filho mais velho, até mesmo pela idade, características pessoais, etc. Ensine-o que quando tirar algo do lugar, ele deve colocar de volta. A criança aprende por repetição, então repita esse comando quantas vezes forem necessárias.
- "Na hora de comer é um sacrifício, ele vai muito bem nas primeiras colheradas, mas logo se cansa de ficar sentado e sai correndo" - Criança não deve ser obrigada a comer. Se ele vai bem nas primeiras colheradas e sai correndo, significa que já está satisfeito. Pare de dar comida nesta etapa. Quando ele sair correndo, pare a comida! Ele vai aprender que se quiser comer mais, vai precisar ficar sentado. Encare cada atitude dele com mais tranquilidade, com fome tenha certeza que ela não ficará. Ele aprenderá a lhe pedir comida e a respeitar estes momentos, só que com naturalidade.
- "Ele atrapalha muito o irmão mais velho nas brincadeiras e atividades e isso me traz grandes conflitos" - Preserve o espaço de seu filho mais velho. Isso é fundamental para que eles sejam amigos irmãos. O pequenino precisa respeitar o tempo e o espaço do irmão. Isso é bom para a auto-estima dos dois. Nunca use a frase: "Você é mais velho e tem que entender...". Eles odeiam e não ajuda em nada. O pequenino tem que brincar com seus brinquedos e no seu espaço e, quem sabe em alguns momentos, brincar com o irmão, mas só em alguns momentos.
- "O comportamento é igual em qualquer lugar, confesso que ultimamente tenho deixado de frequentar certos lugares, porque volto prá casa exausta de tanto correr atrás dele" - Infelizmente isso faz parte. E para que as coisas fiquem diferentes, você terá que discipliná-lo. Tem um livro bem fácil de ler que é "Domando a sua ferinha", nele você encontra dicas bem legais sobre como agir em lugares públicos. Vale a pena dar uma olhadinha.
- "Tem o sono agitado" - Se ele tem um dia agitado, terá sono agitado. Um é reflexo do outro.
- "É agressivo com ele mesmo" -  Ele ainda está na fase oral, onde tudo é conhecido pela boca. Então levar objetos à boca, se morder, etc, pode ser uma maneira de chamar atenção e de se expressar. O universo que ele conhece é ele mesmo, então é nele que serão manifestados muitos comportamentos. Se ele se morde e com isso tem a atenção de todos, ele o continuará fazendo. É o mesmo principio de bater a cabeça. Aja da mesma forma.
- "Morde a chupeta com força" -  Fase oral, recursos orais. Morder, chupar, engolir, etc.

Bem o que você descreve sobre o seu filho caçula não são sintomas, mas sim comportamentos. Os sintomas caracterizam uma patologia e os comportamentos um jeito de ser que pode perfeitamente ser modificado. Não se preocupe tanto. Ela está manifestando muitos comportamentos comuns à idade. O que ele precisa é de orientação para os seus comportamentos, disciplina para as suas atitudes e lugar seguro para se expressar, conhecer e explorar o mundo ao seu redor. Acredite, ele tem mesmo muita energia e precisa de mais espaço para manifestá-la.

Para você ficar mais tranquila, procure a consultoria de uma educadora ou psicóloga infantil. Marque uma sessão para você e procure orientações, isso vai deixá-la mais calma e segura para educar com tranquilidade e segurança os seus filhos.
Abraços,
Lila

35 comentários:

  1. oi lila....
    parabéns pelo blog e principalmente pelas matérias lindas e interessantes,sou mãe de 4 filhas,e tenho uma de 4 anos e me identifiquei com a matéria sobre filho hiperativos,sempre achei que a ana clara fosse hiperativa,mais lendo essa matéria eu vi que não tem nada a ver,eu só cheguei a conclusão que ela quer chamar minha atenção,e disputar a atençaõ com as irmãs!!pra mim foi até um certo alivio em saber que os sintomas dela não bate com o de uma criança hiperativa.
    e eu só tenho a agradecer pelas dicas,por esclarecer as duvidas e me deixar mais tranquila!!!
    parabéns pelo lindo trabalho!!!
    bjo*-*
    silvia lopes

    ResponderExcluir
  2. adorei se blog lila , me tirou um fardo enorme do meu peito, tenho um filho de 5 anos que e super ativo mais só na escola em casa ele e um doce me obedece, me ajuda, dorme cedo e acorda tarde assiste desenho e joga vidio game o tempo inteiro, ajuda a cuidar do irmão mais novo , não e agressivo,
    Na escola ta me dando um trabalhão sempre me deu ,obedece a tia so quando quer, e agitado na sala curioso de mais , faz o dever sabe tudo mais quando não quer fazer não a nada que o faça fazer, quase todos os dias tem bilheite na agenda não sei mais o que fazer pois ja mudei de escola , ja o levei na neupediatra e continua na mesma SERA QUE EU ESTOU ERANDO EM ALGO ME AJUDE ., hoje mesmo quando chegou da escola ele me disse não fui bem fiz bagunça e la estava o bilheite na agenda , dei banho nele, a janta e o pus para dormi as 18:30 pois estava de castigo ele aseitou o castigo e bateu na cama e dormiu em 10 minutos agora so amanha as 8 da manha. bjs se poder porfavor me responda. tatiana ( tatyscofiel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos esclarecimentos. Acho a comparação inevitável, embora não seja adequada.
    Aos 44 anos gerei um filho: Gabriel. Hoje está com 2 anos. Foi um bebê agitado, dormia pouco, mamou no peito até 10 meses, interrompi devido aos medicamentos para a pressão arterial.
    Há uns meses ele ele bate a cabeça quando contrariado, faz birras daquele tipo de se jogar no chão.
    Ele tem 2 irmãos, 31 anos e 28 e dois sobrinhos, de 7 anos e de 3 anos, eventualmene brinca com eles e com um primo, vizinho. É afetivo, carinhoso, alegre, brincalhão, festivo, porém, bate, agarra nas costas das crianças quando brinca, tem uma força!
    Seja com crianças ou com os mais chegados, arranha, se contrariado, morde, bate com a cabeça no corpo da gente.
    Tem uma enegia! Não para um segundo. E adora aventuras, muitas brincadeiras perigosas.
    Aora vai para a escola, fui conversar com a proprietária, que é também Diretora e Pedagoga, falei sobre o comportamento dele bater com a cabeça, que isso me deixa preocupada pois faz com muita força, perguntei que orientação era dada ao professor quando a criança manifesta essa atitude.. Ela disse que a escola nunca recebeu aluno com esse problema de comportamento e que eu deveria procurar um psicólogo para ser orientada sobre a forma de agir.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Tenho duas filhas e até criei um blog ainda está no inicio quietarxinquietar, não para comparar as duas e sim para mostrar a individualidade de cada. Lá faço alguns comentarios sobre inquietar que é hiperativa, mesmo antes de procurar os médicos percebi que alimentação saudavel e homeopatia proporcionou uma melhora na agitação.

    ResponderExcluir
  5. meu filho de 13 anos é muito agitado esta mim dando trabalho na escola,e em casa não para quieto um minuto se quer,faz tudo pela metade,não deixa a irmã quieta, não tem paciencia nem para sentar ele fala que não consegue,ele reclama de dor no corpo o tempo todo,ja levei ao medico e ele mim disse que algumas crianças sente isso mesmo porque é a dor do crescimento.

    ResponderExcluir
  6. ola , meu nome é Monica tenho um filho com 15 que é hiperactivo , que toma calmantes e tranquilizantes desde os cinco anos, até aos 13 anos tudo era controlado pelos medicamentos pela pedopsiquiatra por mim pela pesicologa mas agora tudo mudou para pior ,tenho a comissao de menores a perna pelo k ele faz na escola dizem me que ele é autodestrutivo,tenho muita pena e uma dor imensa ele era o melhor aluno das escolas por onde passou estes dois ultimos anos tem repetido o oitavo ano com 1 a quase todas as desciplinas, eu ja tentei por bem e por mal e nada não da valor a vida , nem as coisas materias, para ele é tudo indiferente, as vezes trata me como a melhor mãe do mundo por outras como se fosse a pior coisa que lhe aconteçeu ele não tem meio termo gostaria que me desse a sua opinião , adorei o blog lila acho que era isto mesmo que estava a perçisar de ler hoje obrigadoooooo

    ResponderExcluir
  7. Olá Monyka. Obrigada por confiar e escrever.

    Para melhor lhe responder, gostaria de esclarecer algumas coisas a respeito do seu filho, por favor. Veja se é possível responder. Fique à vontade.
    Caso se sinta melhor, escreva para o meu e-mail e manteremos essa conversa em sigilo, sem ser publicada no blog. O meu e-mail é: lila.rosana@bol.com.br

    - Você disse que na escola ele foi avaliado como auto destrutivo? O que houve por lá?
    - Ele ainda toma medicamentos? Caso sim, quais ele toma hoje em dia?
    - Aconteceu algo na escola ou na vida pessoal dele ou na família nos últimos dois anos?
    - O que aconteceu entre vocês quando você cita que já tentou por bem e por mal? Quais tentativas foram essas e em relação a que?
    - O que ele lhe fala sobre os estudos? Ele era um bom aluno e agora nem tanto. O que ele lhe diz sobre isso?
    - Quais as atitudes dele diante da vida e do viver?
    - Ele tem irmãos/irmãs?
    - Como é a vida familiar de vocês? Com quem ele convive?
    - Ele tem amigos ou namorada?

    Monyka, aguardarei as respostas para continuarmos a nossa conversa, ok?
    Grata e abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  8. Oi meu nome é Geisiane,tenho 2 filhos o Nícolas de 9 e o Pablo de 6,e o Nícolas é hiperativo,e não to tendo muita paciencia e estou a ponto de enlouquecer,por favor me ajudem,com experiencias por favor,obrigada,Geisiane

    ResponderExcluir
  9. Oi Geisiane, como você está? Obrigada por escrever.
    Por favor, me diga como está a sua convivência com o Nicolas? Você disse que anda sem paciência, isso é natural ocorrer, pois crianças hiperativas possuem comportamentos atípicos, agitados e muitas vezes diferentes dos irmãos. Mas, como vocês estão?
    O primeiro passo é você cuidar de si mesma, se tranquilizar, conseguir meios de ter paciência, isso é fundamental, pois como mãe de dois meninos, você precisa estar inteira para estar com eles. Enquanto isso não acontecer, procure deixá-los com outra pessoa de confiança, pode ser uma avó, tia ou mesmo babá. Atenção, tenha o cuidado de deixá-los com alguém amoroso e afetuso e acima de tudo confiável enquanto você se recupera emocionalmente. Talvez você pense e diga que não tem com quem contar, que tudo depende de você. Ok, mas e a sua saúde é importante. Li no seu blog que emocionalmente você não está bem. Pelo bem dos seus filhos, você precisar ficar bem. Cuide-se imediatamente!

    Gostaria de saber detalhes do diagnóstico do Nícolas. Ele tem déficit de atenção com hiperatividade ou somente hiperatividade? Existe algum diagnóstico de sindrome aliado? Ele toma medicação? Quanto você teve esse diagnóstico e com qual especialista? Que tipo de ajuda ele está recebendo e que tipo de atividades possue?

    Por favor, me responda para conversarmos mais sobre o Nicolas.
    Aguardo por você,
    Grata,
    Lila

    ResponderExcluir
  10. Oi, queria pedir a ajuda de vcs mães psicólogos e psicopedagogos.
    meus filhos esta com 6 anos e há 2 anos q frequenta escolinha, mas não há progresso pois ele escreve até bonitinho, mas de cabeça pra baixo e traz pra frente...pedi ajuda da professora e ela me disse que ele tem é preguiça...mas começei a sondar. E acho q não é preguiça pois ele faz as tarefas e pergunta pra gente c ta certo...vcs não acham q c fosse preguiça ele nem fazeria não é?
    então peço a vcs q quem souber sobre isso me responda no meu email...por favor me ajudem!!!Quando eu descobri q realmente tem algo de errado foi quando ele disse q sabia escrever rian ele escreveu nair!! e quando ele foi fazer um 4 q ele fez ao contrario, eu apaguei umas 10 vezes e fiz ele fazer de novo ele fez as 10 vezes ao contrario..me respondam por favor. livia.teodoroefreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Livia, obrigada por escrever.
    Já respondi por e-mail. Caso não tenhas recebido, me avise por favor.
    Um imenso abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  12. Oi Lila tudo bem ? Sou Mãe de Luís Henrique de 5 anos completamente ativo. A paciência é uma virtude fundamental para saber lidar com ele. Sofri durante muito tempo com o seu comportamento pois as pessoas acabam achando que a culpa é dos pais, e sofri muito preconceito até mesmo dos meus pais eles não aceitam o comportamento dele, acham que ele deve agir como a minha sobrinha, fazem comparações. Mas de um tempo para cá comecei a refletir, pois o Luís Henrique é um menino muito seguro de si, não tem medo de nada e me dá conselhos rsrsrs. Então para as mães que estão passando por isso, no começo é muito difícil de aceitar, você ouve ¨Nossa esse menino é uma peste¨, ¨Isso é falta de uma bela surra¨, ¨Esse menino vai dar trabalho quando crescer¨. Comecei a tirar do meu filho o que ele tem de bom, não é preguiçoso, me ajuda com os afazeres de casa, carinhoso, joga bola desde os 3 anos na escolinha, fala coisas engraçadissimas, pede para dormir comigo entre outros então acabo esquecendo que ele é chiliquento e mal criado e não ligo mais para o que as pessoas vão pensar do meu filho, tenho muitos exemplos de pessoas ativas na família que viraram pessoas de sucesso.

    Beijos SANDRA

    ResponderExcluir
  13. Olá Sandra, tudo bem com você?
    Fico feliz em receber mensagens como a sua: Uma mãe que aprendeu a lidar com o seu filho. Aprendeu a compreendê-lo e vê-lo como um ser único e a admirar as suas qualidades.
    Ser paciente é fundamental mesmo. Sem paciência não temos como educar positivamente os nossos filhos. Parabéns!!
    Que bom que você não segue os conselhos medíocres que vem recebendo (tipo bater, insultar, etc) Não permita que ninguém fale algo negativo ao seu filho, principalmente se ele estiver por perto. Ninguem tem esse direito.
    Cuide bem de seu pequeno Luis Henrique e continue sendo esta mãe amorosa.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  14. lila,meu filho tem 5 anos e nao para fui a neuro pediatra qe disse q ele é hiper ativo ,pediu para dar risperidona,mas li a bula e nao concordo,como posso trata lo de 1 forma mais natural? E ele esta fazendo algumas seçoes de terapia ,mas a psicologa tambem disse qe ele é hiper ativo,nao sei o q faço.bjao me ajude.melissa gal

    ResponderExcluir
  15. Olá Melissa. Obrigada por vir aqui e compartilhar um pouco da sua historia com o seu filho. Espero poder ajudá-la.
    Você disse que o levou a neuropediatra e que ele está na psicoterapia e que ambas deram o mesmo diagnostico sobre o seu filhinho. É importante considerar estas informações e observar melhor o comportamento dele. Caso ele realmente seja hiperativo, o uso de medicação correta vai ajudá-lo a se acalmar e a manter a sua atenção, o que facilitará a sua interação em grupos e o seu desenvolvimento na escola.
    Entendo a sua preocupação com relação a medicação e acho fundamental que você a tenha, pois quando se trata de medicação para crianças é preciso ficarmos atentas. A neuro medicou à ele risperidon. Confesso que achei estranho, pois esta droga é um antipsicótico e usada mais frequentemente na terapêutica de psicoses delirantes, incluindo esquizofrenias, assim como transtorno bipolar, psicose depressiva, transtorno obsessivo-compulsivo, autismo e síndrome de Tourette. Não conheço a indicação desta medicação para déficit de atenção com hiperatividade. A medicação que sei que é usada em TDAH é o metilfenidato, que acalmar o sistema nervoso e aumentar a capacidade da criança hiperativa de prestar atenção ou a tioridazina é um tranqüilizante ao qual se pode recorrer se a criança for extremamente agressiva e, nesse caso, apenas nas situações mais difíceis. Como não tenho autorização para prescrever medicamentos ( a psicologia não está autorizada a isso), lhe sugiro conversar com a médica dele sobre o uso desta medicação e falar que não se sentiu muito a vontade para administra-la em seu filho. Ela pode lhe receitar outra medicação com menos efeitos colaterais. Caso ela persista com a medicação e você continue desconfortável com a idéia, você pode ouvir uma segunda opinião médica a respeito do assunto.
    Para tratamentos não alopáticos, você pode procurar a Fitoterapia ou a Homeopatia. Para isso, procure profissionais competentes na área.
    Uma sugestão: Antes de experimentar qualquer tratamento comece eliminando o açúcar refinado e os aditivos da dieta do seu filho. Leia os rótulos cuidadosamente e elimine alimentos processados que contenham corantes, flavorizantes, adoçantes e conservantes, relacionados comumente como benzoatos, nitratos e sulfitos. Os aditivos de alimentos comuns também incluem silicato de cálcio, BHT, BHA, peróxido de benzoíla. emulsificantes, espessantes, estabilizantes, gomas vegetais e amido. Os salicilatos muitas vezes têm implicação na hiperatividade. É mais difícil eliminá-los da dieta; ocorrem naturalmente além de serem usados como aditivos. Uma série de frutas e hortaliças conhecidas contêm salicilatos, inclusive amêndoa, maçã, damasco, banana, cereja, uva, limão, melão, nectarina, laranja, pêssego, ameixa, ameixa-seca, passa, framboesa, pepino, ervilha, pimentão-verde, pimenta-malagueta, picles e tomate.
    Segundo um estudo citado no periódico Pediatrics, mais de 50% das crianças hiperativas demonstraram menos problemas comportamentais e tiveram menos problemas de sono quando seguiram uma dieta restrita. A dieta ideal não continha aditivos artificiais e químicos, chocolate, glutamato monossódico, conservantes e cafeína. Vale a pena investir em uma alimentação diferenciada.
    Um enorme abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  16. Preciso de ajuda,mu nome e Sheilça sou mãe de 3 filhos 2 adoslescentes e um bb de 2 anos e 2meses que foi diagnosticado hiperativo.
    Ele desde bb não dormia,chorava demais, levando ao neuropdiatra,fez exames e msm assim não dormia com formula naturais e com 9 meses receitou somaliume não melhorou nada.
    Troquei de medico e junto com pediatra entraram em acordo que ele era hiperativo,e então ele está tomando neuleptil.
    No começo resolveu mais dpois de 6 meses não surti efeito,ele e nervoso bate na parede,puxa meu cabelo sempre,quer come-lo,grita demais não para quieto,não tem medo do perigo alias ele adora correr riscos.
    Bem aqui em casa e genetico o Pai dele e hiperativo não tratado que sofre com os sintomas e fazem as pessoas sofrerem juntos,inclusive eu.
    Meu filho de 16 anos tratou desde do 3anos ate 15 anos,agora amenizou o comportamento e infelizmente o meu pq herdou isso.
    Engraçado a minha filha de 13 anos não tem nada disso,ainda bem!!
    Mas digo está sendo muito dificil lidar com essa situação o medico falou se o remedio não surtir mais efeito iria estudar de dar a rispiridona em doses menores.
    Meu filho mais velho tomou todos esses medicamentos e melhorou.
    Tomara nque o Lucas melhore

    ResponderExcluir
  17. Olá Sheila. Obrigada por vir aqui e compartilhar.
    Você disse que seu filho foi diagnosticado com hiperatividade. Ele tem déficit de atenção?
    Observe o comportamento dele. Caso ele realmente seja hiperativo, o uso de medicação correta vai ajudá-lo a se acalmar e a manter a sua atenção, o que facilitará a sua interação em grupos e o seu desenvolvimento na escola.
    Uma sugestão: Antes de experimentar qualquer tratamento comece eliminando o açúcar refinado e os aditivos da dieta do seu filho. Leia os rótulos cuidadosamente e elimine alimentos processados que contenham corantes, flavorizantes, adoçantes e conservantes, relacionados comumente como benzoatos, nitratos e sulfitos. Os aditivos de alimentos comuns também incluem silicato de cálcio, BHT, BHA, peróxido de benzoíla. emulsificantes, espessantes, estabilizantes, gomas vegetais e amido. Os salicilatos muitas vezes têm implicação na hiperatividade. É mais difícil eliminá-los da dieta; ocorrem naturalmente além de serem usados como aditivos. Uma série de frutas e hortaliças conhecidas contêm salicilatos, inclusive amêndoa, maçã, damasco, banana, cereja, uva, limão, melão, nectarina, laranja, pêssego, ameixa, ameixa-seca, passa, framboesa, pepino, ervilha, pimentão-verde, pimenta-malagueta, picles e tomate.
    Segundo um estudo citado no periódico Pediatrics, mais de 50% das crianças hiperativas demonstraram menos problemas comportamentais e tiveram menos problemas de sono quando seguiram uma dieta restrita. A dieta ideal não continha aditivos artificiais e químicos, chocolate, glutamato monossódico, conservantes e cafeína. Vale a pena investir em uma alimentação diferenciada.
    Tem o fato do pai também ser hiperativo e pode ser uma influencia no comportamento do seu filho caçula. Observe.
    Acredite no tratamento e tenha persistência e paciência.
    Um enorme abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  18. Olá gostaria muito de uma orientação pois ando completamente sem saber o que fazer. Minha filha tem 4 anos adotei ela quando tinha 4 meses, como nasceu prematura por 2 anos fiz um acompanhamento com psicologo, neuro, fisio e fono.Quando estava com 2 anos coloquei numa escola particular para conviver com crianças da sua idade. Mas fazem uns 2 meses que ela não quer entrar na sala de aula chora, esperneia e faz um espetaculo embora a professora diga que logo depois tudo passa. Nas atividades escolares rabisca ou amassa e joga no lixo. A coordenadora acha que ela é um tanto imatura.
    Ela é uma menina muito agitada e um tanto desobediente e tem crises de birra.
    Quando contrariada bate com a cabeça se atira no chão mas não me deixo ceder as suas vontades.
    Estou passando com ela na psicologa e ela diz que minha filha tem uma personalidade forte e a acha hiperativa. Mas ela dorme bem, adora pegar livros e contar historias, quando o filme interessa assiste ate o final. Mas quando esta cansada a agitação aumenta pois não se deixa vencer pelo sono.
    Gostaria muito de ter sua opinião pois estou muito desgastada com tudo isso.
    Desde ja agradeço a atenção .

    ResponderExcluir
  19. Olá querida leitora do blog que fez o último comentário neste post. Lamento pela demora em lhe responder, mas o que de fato ocorreu é que eu não estava conseguindo acessar o meu blog nem para postar e nem para responder aos comentários. Desculpe se por esse motivo, que independeu de mim, lhe causou algum estresse ou ansiedade. Não sei se a resposta ainda lhe é útil, mas irei colocá-la aqui e fico à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

    Você relata alguns comportamentos que são bem típicos de crianças com crises de ansiedade. A ansiedade na criança se manifesta de maneira diferente do adulto. Geralmente a mesma projeta os seus medos, anseios em locais onde ela frequenta. A agitação dela pode ser um sintoma também. Crianças em crise ansiosa tem uma grande variação de humor e agitação explícita. Muitas vezes elas se recusam a dormir, pois tem receio do novo dia que vai vir e com ele o mal estar do momento em que estão vivendo. A terapia é importante, mas precisa ser focada para o que pode estar gerando ansiedade. Preocupa-me a terapeuta dela ter mencionado um possível quadro de hiperatividade, pois um diagnóstico para tal precisa ser feito dentro de avaliações específicas de uma equipe multidisciplinar: Psicólogo, neurologista, psicopedagogo, pediatra e em alguns casos, neuropsicólogo. Nenhum diagnóstico de hiperatividade é baseado em avaliações visuais de comportamento. Então sugiro que você procure ajuda desses profissionais, caso você suspeite de um quadro de TDAH.
    Uma sugestão interessante, é você tentar identificar o que mudou na rotina de vocês ou na dela e perceber se isso a afetou de alguma maneira. Observe o período em que os comportamentos mudaram. Tente falar com ela a respeito, por exemplo: caso vocês tenham mudado de casa, pergunte como ela se sente na nova casa ou o que a preocupa, etc. Muitas vezes, o simples fato da criança conseguir por em palavras o que está sentindo (o que na maioria das vezes é confuso para elas) já ajuda bastante ou mesmo resolve a crise. caso você não consiga, peça ajuda de um profissional confiável que possa fazê-lo.
    Caso você tenha mais dúvidas, me escreva para o e-mail: lila.rosana@bol.com.br
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  20. Olá !!!!!! Nossa no comentário á cima parece q ela estava falando do meu filho que tem 1 ano e 7 meses...Fiquei até mais calma em saber que realmente as crianças são muito parecidas,já estava querendo levar ele ao médico pois tb estava achando que ele era iperativo.Adorei a dica do livro vou procurar
    e adorei o blog muito legal mesmo vou recomendar.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. adorei este blog ...
    sou patricia tenho um filho de 8 anos ele é uma criança muito agitada gosta muito de jogar bola as vz nao quer nem comer para jogar e de um tempo p cá mudou seu modo de agir esta muito respondão tanto na escola como em casa..
    a prof dele diz que ele nao consegue parar na carteira que fala muito ,nao aceita que lhe chame a atençao ..ela diz que ele é muito inteligente ,mas tudo isso esta afentando seus estudos com notas baixas ...estou muito preocupada.
    notei tudo isto depois do nascimento da minha filha casula que ta com 1ano 10 meses ..gostaria de uma ajuda ..

    ResponderExcluir
  22. Oi Patricia, obrigada por escrever.

    Gostaria de lhe perguntar algumas coisas e por favor, fique a vontade para responder ou não. Você pode escrever aqui no blog ou para o meu e-mail pessoal (lila.rosana@bol.com.br)

    - Você fala que o seu filho é agitado, você pode me descrever quais agitações ele manifesta durante o dia e a noite, incluindo a hora em que está dormindo (por exemplo: ele se mexe muito, tem insônia ou pesadelos, etc)
    - Quando exatamente ele começou a mudar? Houve algum evento na sua vida ou na dele? - Algo mudou na família? Você fala do nascimento da sua filha. Como é a relação dele com ela?
    - Como a escola tem ajudado a ele e a você? - Qual tem sido o seu procedimento com ele a partir da mudança de comportamento?

    Ficarei aguardando as suas respostas para podermos falar com mais clareza sobre o assunto.
    Obrigada pela confiança.
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  23. Parabens pelo bolg.Teenho um menino de nove anos e des dos seis foi diagnosticado a hiperatividade ,ele toma ritalina pra ir para escola des dos seis anos,não é facil só as vezes perco a paciencia o meu é muito teimoso muito mesmo e dorme com o pai ate hoje com isso n]ão posso dormi com meu marido a nove anos ja fiz de tudo pcicóloga remedios nada resolve ,tentei durante um mes obrigalo a dormir na cama dele que fica no meu quarto mais estava atrapalhando na escola por que ele não dormia a noite inteira,agora estou gravida de novo e ele continua dormindo com o pai como faço de de uma luz se puder

    ResponderExcluir
  24. olá lila,
    tenho um filho de 7 anos. Como todos os comentários acima ele tmb é muito agitado, desde de bebe. sempre foi muito dificil. um almoço em familia, pra mim se tornava um pesadelo. (por ter q ficar correndo a traz dele, ouvindo as pessoas falarem q é falta de educação, limtites e etc). só q nessa ontem foi o pior dia da minha vida. eu eu gostaria de uma opinião, um concelho uma palavra para saber se estou errada.
    o meu filho sempre estudou em escola particular. o motivo era apenas pelo horario q cobre o do meu trabalho. no mês passado eu fiquei desempregada. e conversando com meu marido. resolvemos mudar algumas coisas. como a escola já vinha me cobrando mais tempo pro meu filho. eu resolvi ficar em casa. e tirar ele da escola particular e colocar em uma escola publica. resumindo tudo. seg- feira 23 foi o primeiro dia de aula dele.
    Eu fiquei assustada. pq foi tudo muito rapido. e ele ficou mais ainda. eu e meu esposo conversamos com ele. e estava tudo bem.
    o horario dele seria das 07 as 11:20 hs. o meu marido trabalha a noite e então estavamos em casa ansiosos para saber como tinha sido.Quando por volta das 10 hs. a vice diretora da escola liga no meu celular. e diz dessa forma:
    mae vem buscar o seu filho. por que ele esta aqui na escola descontrolado parecendo um retardado. vem buscar ele agora!
    LILA, eu entrei em choque. Fomos para a escola e ele estava lá. andado de um lado para o outro. visivelmente abalado. A diretora junto com a merendeira o secretario estavam no patio da escola. e eles começaram a falar que em 15 anos de escola nunca viram uma criança assim.
    ao meu ver ele surtou pela mudança rapida. ou por ñ ter se adaptado ao ambiente. a minha duvida. mais sem compaixão, profissionalismo ou sei lá o q. ele foi expulso da escola.E agora eu estou entrando com um processo. por ele ter direito a uma vaga.
    assim LILA, por tudo isso que estou passando. e por saber q ele é nervoso, agitado,inquieto. eu não consigo casti-galo. ñ sei o que fazer. por que o diagnostico é muito demorado. ele faz terapia mais ainda ñ temos uma resposta.
    ñ aceito q tratem ele como doente. pq sei q ele não é.
    é uma criança doce. q tem crises nervosas quando ele se sente perdido. Preciso de ajuda. temo pelo futuro dele.
    nesse dia eu ouvi a diretora. e ela me disse barbaridades.. q tinha medo dele. q na escola dela ñ tinha estrutura para uma criança assim.
    LILA se vc puder me responder.
    ainda estou muito triste.

    obrigada pelo espaço.

    desabafo de uma mae desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to chorando aqui, mãe...fico imaginado a sua dor e aflição. que deus te ajude e que logo tenha uma resposta para o problema do seu filho. um abraço. Lu Coelho

      Excluir
  25. Boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda. Tenho um filho de 3 anos e meio e esta da dando um trabalhão. Ele esta judiando da sua mãe.(chuta,faz birra,chora,se joga no chão , da soco na cabeça etc).Ele ja vai a escolinha faz 1 ano. Isso tudo ele só fazia com a mãe mas agora faz tambem com a baba e a avó. O que devemos fazer?
    Grato
    Papai

    ResponderExcluir
  26. Olá Lila! Estou aflita com relação ao meu filho Iago de 4 anos (tenho 2 filhos o outro tem 6 anos). Ele é uma criança inteligente, alegre, carinhoso, brigão, teimoso, praticamente não para. A prof. Dele vive reclamando dele comigo; até na frente dele ( ela já chegou a dizer: Ele não aprende nada porque não para). Realmente ele não para, fica correndo o tempo todo e fazendo que esta dançando. Ele não precisa de ninguem pra pegar fogo ele corre sozinho mesmo. Ele obedece a prof. Quando ela fala, mais dois segundo ele esta correndo dinovo. Variás vezes já presenciei ela separando ele dos colegas. Pra ele não atrapalhar. Fico sentida; porque em casa eu sento faço diversas atividades escolares com ele e ele aprende tudo. Será que meu filho é hiperativo ou a prof. Não ta se esforçando pra entender e ter autoridade com ele? Ela mesmo disse que ele não bate nas outras crianças, não xinga e não faz malcriação. Oque fazer? Aki só tem um doutor que é famoso por dopar as crianças pra facilitar a vida das professoras. Se puder me ajuda eu agradeço! Meu email shirleiacf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui é shirlei. Só esqueci de dizer que o Iago dorme muito bem, dorme as oito e acorda as oito. Shirlei

      Excluir
  27. Nossa estava achando que meu filho Rafael de 1 ano e 5 meses,também tinha alguma coisa errada e comecei a pesquisar na internete pra saber se procuro um médico ou naõ,ele não para queto um só minuto,não se alimenta bem,não tem atenção as brincadeiras por mais de 5 min,quando chamamos ele ele não olha pra gente,faz de conta que não está ouvindo,ele é muito inteligente,mas ainda não fala nenhuma palavra,fico preocupada pois não sei lidar com essa situação,tenho mais dois filhos Bruna de 17 anos Gabriel de 8 anos,eles sempre foram calmos,não me deram trabalho,ele coloca a casa abaixo quando acorda,dorme mal,chora muito durante a noite,morde muito o irmão,mas tbm abraça e beija demais todos aqui em casa me de uma ajuda por favor,ele nasceu de parto forceps,foi um parto muito dolorido,de muitas hrs de dor,naão tinha mais forças,ai resolverarm fazer o parto froceps,ele chorava muito depois que nasceu muito mas muito mesmo não era normal,chamei o medico e descobriram depois de 24 hrs que ele estava com o braço quebrado,mas por favor me de uma ajuda pq naão sei mais oq fazer com ele .

    ResponderExcluir
  28. Bom dia,meus dias são muitos longos e fadigantes,meu filho ira completar 6 anos e agora no final de 2012 que começou falar poucas palavras,sem dialogo ,já frequenta a escola a 3 anos com a intenção de se socializar sendo que so no ano passado que permaneceu o ano todo na escola.Não sabe escrever nada,nem gosta de pegar no lapis,não se concentra para realizar suas atividades,não para quieto,não senta nem pra fazer as refeições,muitas vezes grita se bate,quebra seus briquedo,não aceita ordens é dificil de ir ate na praça ou em qualquer outro lugar.Evito de ir na casa dos amigos, aniverssario etc... Ja fez sessões com fono,psi
    com o fono ela indicou socializar ele com outras criaças,sendo que a minha 1 filha tem 17 anos.Já a psi pediu exames impossiveis de realixar como,audiometria,outro do sistema central sendo que ele não para quieto e não responde a comandos porque ele não fala direito não se comunica.Será que hiperatividade ou outra sem la me ajude,,,,,

    ResponderExcluir
  29. olá, Lila!
    li seu post e parece a descrição do meu caso (tenho um filho de 17 anos, bem calmo e um caçulinha de 1 ano e meio igualzinho ao descrito na carta!)suas observações e orientações vieram em muito boa hora! obrigada

    ResponderExcluir
  30. ola boa tarde,meu nome e Alexandre e tenho um filho de 5 anos ele tem um pequeno atraso psicomotor,mas interage bem com outras crianças,mas na escola este atraso ja esta começando a comprometer o aprendizado,ele vai começar a fazer nataçao faz fono e ira consultar psicopedagoga e ja faz consulta mensal com neuro.Mas ele tem problema que ainda nao descubrimos a causa,ele chora muito por nada e impaciente pra tudo e o seu choro nao e de criança normal.Nao quer esperar para atravessar a rua,restaurante nao quer esperar servir se vamos a algum lugar faz escanda-lo se desviarmos da rota etc...A escola quer um laudo do problema dele para fazer um trabalho especifico.Sra que nao tem um exame especifico pra esse tipo de problema?Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. oi meu nome é ilma e tenho um filho de 3 anos q ja sugou todas as minha energias..ele não para pra nada mesmo! quando saio com ele chego exausta de tanto andar atrás dele,por esse motivo eu quase nem saio..ele pesa 20 k e tem 1,05alt é muito grande pra idade dele por isso as crianças não brinca com ele ,ele é muito pesado,ele não assiste televisão, aí fica mais difícil pra mim..ele num para nem pra comer ....meu esposo ñ tem paciência pq ele chega cansado do serviço ,e eu ja to no meu limite ..o q eu gaço? me ajude por favor....a pediatra dele disse q é pra mim consultar ele num neurologista,será mesmo necessário?

    ResponderExcluir
  32. Oi boa tarde,gostaria de saber qual medico levo meu filho pra v s ele e hiperativo?

    ResponderExcluir
  33. BOA NOITE,MEU NOME É BETÂNIA,TENHO UM FILHO DE 9 ANOS.QUANDO ELE FOI PARA CRECHE A EDUCADORA DISSE K ELE NAO ACEITAVA A NEGAÇÃO.ELE DESDE PEQUENO QUE É MUITO AGITADO,NAO PARA NUNCA.É BASTANTE INTELIGENTE,DESENHA MUITO BEM,É CARINHOSO.CORRE MUITO,FALA MUITO E TEM AMIGOS IMAGINÁRIOS.DIZ K QUERIA TER UM IRMÃO PARA BRINCAR E QUE NAO TEM AMIGOS. EU E MEU MARIDO FOMOS PARA PORTUGAL E ELE NASCEU LÁ.NO 1º ANO A PROFª CHEGOU A BATER NELE E EM UNS COLEGAS,DIZIA QUE NAO PARAVAM QUIETOS.
    OBSERVO MUITO MEU FILHO E ACHO QUE É HIPERATIVO.ELE CONTINUA A NAO ACEITA A NEGAÇÃO.ELE VAI ENTRAR NO ESPORTE JUDÔ,TEM DISCIPLINA E REGRAS.O QUE ACHA??
    O QUE FAÇO? ACHA QUE ELE É HIPERATIVO?? COMO DEVO PROCEDER?

    ResponderExcluir