domingo, 18 de abril de 2010

Honestidade vem de berço!

Tenho um princípio básico na educação do meu filho: Que ele seja Honesto, Justo e Bom. Porém, é uma missão árdua... Principalmente na sociedade em que vivemos, onde a desonestidade virou senso comum. É claro que existem exceções, mas não estou me referindo a minoria e sim ao grande número que cresce, não apenas no Brasil, mas no mundo.

A revista Seleções do Readers Digest fez uma pesquisa em trinta e um países para testar a honestidade das pessoas. Não, o Brasil não ficou em primeiro lugar e sim em décimo quarto... Bem, não somos os mais desonestos do mundo, o que pode ser um pequeno alívio, mas não a solução.

A pesquisa consistia em “esquecer" trinta celulares em locais estratégicos para ver quem os devolvia. A China ganhou o titulo de país mais desonesto. Foram recuperados apenas treze celulares. Segundo a pesquisa, uma das pessoas ao invés de devolver, deu o celular para o filho pequeno, só porque ele pediu... Em Hong Kong, um guarda que achou um celular, disse ao ser questionado: Que celular? Ele estava segurando o telefone.

A honestidade é uma questão de educação, mas infelizmente até mesmo pessoas que foram rigorosamente educadas podem vir a desenvolver a desonestidade. Por que isso acontece? Muitas vezes por ambição, desejo de ter o que não se pode comprar, enriquecer sem fazer esforço ou à custa do dinheiro do outro. Segundo a especialista em saúde mental, Bianca Bortolini Florsz existe três fatores que podem levar a desonestidade. Primeiro por desvio de caráter, esse nasce com a pessoa indiferente da educação e estrutura familiar; segundo é característica de personalidade, esse pode ser revertido e terceiro o comportamental, que se desenvolve devido ao meio em que vive.

Há também quem seja desonesto por doença, como roubos compulsivos. São os Cleptomaníacos. A cleptomania é um transtorno no controle do impulso. Essa doença não escolhe classe social e geralmente é diagnosticada na idade adulta.

Ser desonesto não é somente roubar, mas também levantar falso testemunho, conseguir as coisas passando por cima de outras pessoas, fraudar, não ser digno, não ter caráter e enganar. No dicionário o conceito da palavra desonesto significa: Quem não tem honestidade, indigno, torpe, desprezível, impudico, devasso.

Nesta semana fui vítima de uma situação desonesta: O meu telefone fixo ficou mudo por um longo período de dias, quase uma semana depois veio um técnico e o “consertou”. Dois dias depois, o mesmo problema; novamente chamamos o técnico da telefonia e o mesmo argumentou com o meu marido que o problema era no cabo, que precisaria trocar e que esse serviço precisava ser pago. Meu marido acreditou na conversa e concordou com o serviço e pagamento. Ao saber da situação, achei tudo estranho, primeiro pelo serviço ser cobrado, já que pagamos mensalmente uma taxa para manutenção, segundo porque não nos foi dada nenhuma nota fiscal de serviço. Para tirar a dúvida, liguei para a central de atendimento confirmando se o procedimento efetuado pelo técnico era devido. Como suspeitava, não era. Abri uma reclamação contra o profissional e solicitei o meu dinheiro de volta. Dentro de três dias úteis terei uma resposta sobre qual será a solução que empresa dará ao meu problema. Para a minha surpresa, no final do dia adivinhem quem me liga? O técnico! Aquele que cobrou um valor indevido por um serviço que era a sua obrigação de fazer. Com muita ousadia, ele liga em meu celular (usou um dado da empresa para uso pessoal – outra desonestidade) e me questionou por que eu reclamei contra ele. Se o problema era o dinheiro ele me devolvia. Disse mais... Que eu havia lhe prejudicado, pois ele era um pai de família. Bem, é claro que ele ouviu algumas verdades e provavelmente nunca mais ousará me ligar novamente. Ao desligar o telefone, fiquei por alguns minutos pensando no que havia acontecido. Eu fui enganada, reclamei por isso e o autor do “crime” me liga questionando. Meu Deus! Pensei logo em seguida. É assim que a mente de uma pessoa desonesta funciona. Ele acha que tem razão, um bom motivo para fazer o que faz e que não está fazendo nada que não possa ser desfeito mais tarde. A empatia, a consciência por si e pelo outro, a dignidade e todos os demais valores que agregam à honestidade não fazem o menor sentido para uma pessoa desonesta.
Esses valores são aprendidos em casa, somos nós os pais que devemos dar o bom exemplo. Mas o moço que citei disse ser “um pai de família”. Que tipo de educação ele recebeu e dá aos seus filhos? Lembrei do guarda da pesquisa que encontrou o telefone e entregou ao filho...

O vídeo abaixo nos mostra uma situação onde o exemplo dos pais é seguido.
Nós somos referência para os nossos filhos. Sejamos então a melhor referência que eles podem encontrar.
Obs: No final da página tem um teste de honestidade. Experimente fazer!
Abraços,
Lila

24 comentários:

  1. Olá, Lila!

    Seu texto é ótimo e muito propício. Nos dias de hoje, em qualquer lugar do mundo, há que se refletir sobre a honestidade. A boa convivência social entre os cidadãos e o sentimento de segurança e bem-estar no bairro, cidade ou país em que se vive depende, entre outros fatores, da prática da honestidade para consequente propagação dela. Pelo menos, é nisso que acredito.

    Dizer que é honesto é fácil, mas estou convencida de que é necessário passar por algumas situações particulares para se afirmar sua suposta honestidade e refletir sobre ela.

    Aqui em Lisboa, onde moro há pouco tempo, há um Zoológico enorme. Perdi um telefone celular lá. Esqueci num banco qualquer. Antes que eu me desse conta do esquecimento, recebi uma chamada do aparelho perdido em outro aparelho que estava dentro da bolsa. Era alguém que estava chamando através do último número discado para avisar ter encontrado o telefone.

    Fiquei muito feliz e satisfeita com o imediatismo com que fui informada.

    Os bons exemplos estimulam-nos. Quero que minha filha faça isso um dia, se tiver oportunidade. Entre outros desejos que tenho para a educação dela.

    Espero também ter chance de praticar a honestidade mais vezes e dar bons exemplos aos outros, assim como me foi dado um no dia do Zoo.

    Um abraço,
    Michelle.

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle! Muito bom o seu comentário e exemplo citado. É isso mesmo, atitude honesta gera atitude honesta e o contrário é verdadeiro. É um exercício diário. Precisamos estar sempre atentos ao nosso comportamento, atitudes, principalmente quando temos filhos à dar exemplo. Fica em Paz!
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  3. Tive um relacionamento com uma mulher, que já se relacionava com outra pessoa ha seis anos e comecei a me relacionar com ela mesmo sabendo que ela estava envolvida com outra pessoa, ela simplesmente largou essa pessoa e nos relacionamos, hoje ela me largou e voltou com o outro, a única coisa que conseguia ver era a falta de carater e honestidade, deixei-me levar pelo ódio e por não ter visto o quanto mau carater e desonesta, mesmo vendo todos os indicios que ela me mostrava. Agora entendo que o único desonesto fui eu de ter me relacionado com ela, pois é muito mais fácil é ver os defeitos das outras pessoas e nunca o nossos.
    Creio que aprendi essa lição a duaras pena, pois me apaxonei por ela.
    desculpe o desabafo, estava precisando.
    Que DEUS nos de paz para olhar para as pessoas e não mais cometermos os mesmos erros.

    ResponderExcluir
  4. Realmente anônimo, o desonesto só vê que fez errado quando é muito bem punido. Como disse o Grande Sábio Hamurabi: "Olho por olho, dente por dente". Ai eu queria ver quem roubaria pra ser roubado, mataria para ser morto, trairia para ser traído. Geralmente o desonesto já praticou diversas vezes desonestidade sem ser pego.

    ResponderExcluir
  5. Hey therе! I've been following your site for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Kingwood Tx! Just wanted to say keep up the fantastic job!

    Feel free to surf to my blog post: Http://Www.Prweb.Com/

    ResponderExcluir
  6. Plеasе let me know if you're looking for a author for your blog. You have some really good articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'ԁ absоlutely love to wrіtе some articles for уour blog in exchange for a lіnk back to mine.
    Please shoot me аn e-maіl if inteгeѕtеԁ.
    Сheers!

    my web-site %anchor_tеXt%
    Also see my website: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  7. I haѵe fun wіth, causе I found еxаctlу ωhat I used to
    be tаking a loοk foг. You've ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

    My weblog: ajfv.Free.fr

    ResponderExcluir
  8. I got this web page from my pal ωho told me on the topic of this wеbsite and
    at the mοment this tіme I аm visiting thiѕ website
    аnd reaԁing very informative аrticleѕ οr
    reviews аt this place.

    Feel free to surf to mу web page; v2 cigs review

    ResponderExcluir
  9. I enjoу what you guуs tend to be uρ too.
    This κind of cleveг woгk and rеpοrting!
    Κeep up the excellent worκs guys I've incorporated you guys to my own blogroll.

    Feel free to surf to my blog: mehdihp.com

    ResponderExcluir
  10. Hiуa very nice ωebѕite!! Мan .
    . Excellent .. Amazing .. I'll bookmark your blog and take the feeds also? I am satisfied to seek out so many helpful information right here in the submit, we'd like dеvelop extra strаtegіeѕ on this гegarԁ, thanks for sharing.

    . . . . .

    My blog :: www.sfgate.com
    My website :: intcollege.org

    ResponderExcluir
  11. Αwesome! Its actually amazing piece of wгiting,
    I havе got much clear idea conceгning frоm this ρаragrарh.


    My blοg :: silk N sensepil

    ResponderExcluir
  12. Hi! I гealize thiѕ is sort of off-tοpic but
    I needed to asκ. Dοеs building a ωell-estаblіѕhed
    ωebsite such as youгѕ requіre a
    lot of work? I'm completely new to writing a blog but I do write in my diary every day. I'd liκe to start a
    blog so Ӏ ωill be able tο shaге my oωn
    experienсe and views online. Pleasе lеt me knoω іf you have аnу kinԁ of
    геcоmmenԁations or tips for brаnd nеw
    aspіring blog оωners. Thankуοu!


    Also visit my ѕite ... www.Latestlike.com

    ResponderExcluir
  13. Hi! I realizе this is sort of off-topic but I needed to аsk.
    Doeѕ building a well-established website
    ѕuch аs youгs require а lοt οf worκ?
    I'm completely new to writing a blog but I do write in my diary every day. I'ԁ like to ѕtart а blog so I wіll bе able to share my own eхpeгience and views оnline.
    Plеase let me knοw if you have any κind of recommendations or tips for bгand
    new asρіring blog ownеrs. Thankyou!

    mу web blog :: www.Latestlike.com
    My webpage: http://you24us.com

    ResponderExcluir
  14. Hеllo, i thinκ that i notiсeԁ yοu νisited mу weblog
    so i cаme to gο bacκ the dеsire?
    .I am trying to to finԁ issues to еnhancе mу webѕіte!
    I ѕupрοse its aԁequate to
    maκe use of a few of уοur ideаs!
    !

    Also visit mу hοmepage: just click the next document

    ResponderExcluir
  15. There's definately a lot to find out about this topic. I love all the points you've mаde.


    Heгe is mу wеb pagе :: criminaliteitswijzer.nl
    My web page: wow-veritas.net

    ResponderExcluir
  16. I'd like to thank you for the efforts you've put in ρenning thiѕ
    site. I am hoρing to check out the ѕame high-grade
    cοntent fгom you later on as well. Ιn truth, your crеative writing
    abіlitіes has motivated me to get mу оωn, perѕonal ωebsitе now
    ;)

    Feel fгee to visit mу web-site khandan1.com

    ResponderExcluir
  17. Excellent pοst! Wе will be linking to this greаt сontent on οur
    sitе. Keep up the grеat wгitіng.



    Here is my sіte :: www.Ainifinity.com

    ResponderExcluir
  18. Way cool! Some extremelу valid pоintѕ!
    I appreсіatе yοu ωrіting thiѕ post plus the rest of the site iѕ eхtremely gоod.


    my wеb pagе v2 Cigs review

    ResponderExcluir
  19. Нowdy! I could have sworn І've visited your blog before but after going through a few of the posts I realized it's new to me.
    Anуhοw, I'm certainly delighted I came across it and I'll be
    bοokmarκing it and cheсking back frequently!


    Feel frеe to νiѕit mу web site: simply click the up coming article

    ResponderExcluir
  20. I hаve bеen exploring foг a bit foг аny high-quality aгticles oг wеblog
    posts οn this sort of area . Eхplοгіng
    in Yahoo I at laѕt stumblеd uρon thiѕ
    sіte. Ѕtudуing this informatіon So i
    am glаd to expreѕѕ that I've a very just right uncanny feeling I found out exactly what I needed. I most unquestionably will make certain to don?t omit this web site and give it a look regularly.

    Here is my blog ... V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  21. Ηi, Neat ρost. There's a problem along with your website in web explorer, might check this? IE still is the marketplace leader and a good element of other people will leave out your magnificent writing due to this problem.

    Check out my weblog :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  22. Thank you a lot for sharing thіs wіth аll οf
    uѕ уou aсtually recognizе whаt you're speaking approximately! Bookmarked. Kindly also seek advice from my website =). We could have a link change arrangement among us

    Here is my homepage ... www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  23. Hi, і think that i noticed you viѕited my wеbsite so і camе to retuгn the prefer?

    .I am trying tо in finding issues to improve my
    ωebsitе!I aѕѕume its gοod enough to use somе of your ideas!
    !

    Alsо visіt my homeраgе :
    : Vance

    ResponderExcluir
  24. Hi there, Ι rеad your blog regularly.

    Your humoristiс style is aωеsomе, keep
    іt up!

    Looκ at my site: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-Authentic-smoking-experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir