quarta-feira, 30 de março de 2011

Bullying - Caso Casey Heynes


Para quem não conhece o termo, Bullying são agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas repetidamente por um ou vários colegas. Geralmente se apresenta na forma de ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O caso do adolescente Casey Heynes, tomou a atenção da mídia nos últimos dias. Cansado de sofrer bullying desde a infância, em um determinado momento decidiu se defender. A sua defesa foi uma reação vinda de seu medo crescente e de seu desespero. Foi uma necessidade de colocar um basta em tanta humilhação sofrida ao longo dos anos em sua vida.
Casey sofria bullying por estar acima do peso, mas principalmente porque se tornou um alvo fácil de ameaças e intimidações. Os praticantes do bullying escolhem as suas "vitimas" com atenção, e os escolhidos são os mais tímidos e, principalmente os que possuem baixa capacidade de autodefesa.  Quando Casey decidiu se defender, as ameaças acabaram. Por isso, em vários textos sobre bullying que já publiquei neste blog e as várias respostas que dou aos pais me escrevem sobre o tema, eu aconselho a ensinar os filhos a prática da autodefesa. Isso não significa que vamos ensinar aos nossos filhos a bater ou agredir, mas a definir o seu espaço de respeito entre os colegas. Os nossos filhos precisam  aprender a se impor diante dos conflitos e a pedir ajuda quando não conseguem fazer isso sozinhos. É nosso dever como pais, ficarmos atentos ao que acontece com eles na escola, entre os amigos e dentro de casa.
Casey pensou em suicídio e seu pai nem ao menos sabia o que estava acontecendo com ele. As vítimas de bullying mudam o comportamento e se tornam mais introspectivas, tristes, deprimidas e sem vontade de ir à escola. Fique atento a qualquer mudança de comportamento em seus filhos e procure saber o que está acontecendo com eles, pois as vítimas de bulying precisam de ajuda urgente.
Assistam ao vídeo para entender o caso.
Abraços,
Lila 

2 comentários:

  1. Lila, creio que o maior aliado para a reprodução dessa prática de bulling, seja o silêncio dos atormentados devido à ilusão de que os problemas devem ser resolvidos de maneira isolada e autônoma. Novamente volta para a questão da comunicação. Gente, diálogo e formas variadas de leituras, incluindo as leituras dos “silêncios”, são extremamente importantes para acompanhar a evolução de um filho.

    ResponderExcluir
  2. A história de Casey Haynes foi uma das mais imprecionantes que eu já vi, Casey passou por muitas dificuldades, porém, teve uma hora que decidiu se defender... Esse vídeo, mostra a todos nós pais, para ficarmos mais atentos com o entendimento dos nossos filhos na escola!! Nós precisamos ficar atentos ao comportamento de nossos filhos, pois, se eles ficarem triste sem vontade de ir a escola, Teremos que tomar providencias, porque, o caso de "BULLYING" é sofrido por muitos alunos de diversas Escolas...

    ResponderExcluir