quarta-feira, 23 de março de 2011

Educação: Sobre o respeito

Conversando com uma amiga que está noiva e vai se casar daqui a poucos meses, percebi como é grande o medo de algumas jovens com a futura educação dos filhos. Ela me disse: “Não sei se quero ser mãe, pois não sei se saberei educar bem um filho”. É claro que este medo é apenas a ponta do iceberg. Sempre que escuto uma mulher falando assim, paro e fico refletindo sobre a educação nos dias atuais. Escrevi outro artigo sobre o tema (ver: http://lila-conversandocomospais.blogspot.com/2009/09/educacao-nos-dias-atuais.html
Não deve ser fácil para os futuros pais entrar nesta aventura. Mesmo porque a educação de filhos vem mudando ao longo dos anos e muitos se perdem neste vasto mundo da educação. Apesar de todas as mudanças e atualizações no processo educacional, costumo dizer que uma coisa é básica: O respeito. O respeito que devemos ter para com os nossos filhos e eles para conosco. Este, para mim, é um dos maiores desafios no processo educacional. O respeito vai além do obedecer, pois obedecer é fácil, respeitar é uma conquista. Nós obedecemos às regras de trânsito, leis, chefes, etc, mas será que as respeitamos porque somos obrigados a isso ou porque acreditamos que é o certo a fazer? Aí está a grande diferença. Quando os nossos filhos nos obedecem sem ter a consciência de que é o certo a fazer, o processo de educação não se instala. Muitos filhos obedecem por medo, e tão logo se sintam fortes o suficiente para nos enfrentar o farão sem medo. Isso geralmente acontece na adolescência.
Então, para termos filhos conscientes, maduros e respeitosos, vamos dar o exemplo com as nossas atitudes.
Abraços,
Lila

2 comentários:

  1. Concordo Pe-le-na-men-teeee!
    O grande desafio para os pais é encontrar o caminho certo para atingir a cognição do filho. Trata-se de uma comunicação customizada, específica para cada filho. Se alguém pensar em padronizar as mensagens, vai acabar comprometendo tudo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado este post sobre respeito! "obedecer é fácil, respeitar é uma conquista"! Nossa! Perfeito! Eu molho a camiseta pra educar o João Vicente e o que vale a pena e ver ele agradecer ou mesmo, depois de uma travessura me pedir desculpas. Pois a essência de nós dois é esta: nos deixa muito triste quando acontece algo que ele me desobedece. Aqui é complexo falar. Mas tu como mãe, sabe que são coisas pequenas. aos poucos ele vai tomando o senso de tudo que é certo e errado ensinados por mim. Do pegueno grande gesto a um simples dever de colocar lixo no lixo, por exemplo. rsrs To confusa em me explicar? Talvez! Sei que cansa e eu mesmo temo não ser correta em meus ensinamentos, pois não é todo dia que estamos bem emocionalmente. Vivemos de hormônios rsrs Agora, nada mais lindo que ver um upa-upa de nossos filhos com aquele brilho no olhar. É aí que penso: Valeu a pena todo o esforço e persistência! rsrs

    ResponderExcluir