sábado, 5 de março de 2011

Como falar de sexo com a criança

Muitos pais me perguntam sobre como falar de sexo com os seus filhos. Para muitos, este é um momento embaraçoso e de dificil saída. Muitos se questionam sobre o que podem ou não dizer aos seus filhos. Para ajudar um pouco a esses pais, aqui vai um pequeno guia de como fazer isso.
- Não fique esperando pelo esquecimento. Esperar pelo esquecimento com a esperança de que a criança esqueça é perda de tempo. Ela poderá esquecer por um instante, mas em seguida lembrará. Esteja seguro para falar com o seu filho.
- Seja firme e não invente nada. Respeite o vocabulário da criança, não use palavras dificeis ou que ele não entenda e não invente historinhas de cegonga, repolho ou outras. Fale com clareza e naturalidade. Dê nome correto às partes do corpo humano que ele não conhece.
- Não vá além das perguntas. Satisfaça a curiosidade da criança com naturalidade, responda tudo que perguntar, mas contenha a vontade de dar uma aula sobre o assunto. Limite-se as perguntas.
- Aborde com naturalidade as diferenças entre meninos e meninas.  Mostre que meninos e meninas são diferentes e se vestem de formas diferentes, explique que fazem xixi de maneira diferente porque são diferentes.
Se você for observado na troca de carinho, mantenha a calma e não fuja do assunto. Diga que papai e mamãe se amam e gostam de carinho também e leve-o naturalmente para outra atividade. 

É preciso compreender que essas descobertas são saudáveis e importantes para o desenvolvimento da sexualidade da criança e para uma vida adulta mais saudável.

Tem um site bem interessante para obter mais informações. Acessem: http://guiadobebe.uol.com.br/bb5a6/a_descoberta_da_sexualidade.htm
Outra fonte: A Construção do Afeto - Celso Antunes

Abraços a todos,
Lila

5 comentários:

  1. Tenho um filho de 8 anos e sei bem o que é isso...mas já conhecia essas regrinhas e procuro seguí-las. Uma coisa que aprendí é que se vc responder com naturalidade e falando a verdade, a criança se satisfaz logo com a resposta e não fica questionando outras coisas.
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. O problema maior que já encontrei dos adultos foi a crise sobre como abordar as questões da homossexualidade. Embora se divulgue como natural, na intimidade, essa questão se apresenta como problema.

    ResponderExcluir
  3. Lila, ainda não cheguei nessa fase, porém fico imaginando a construção disso tudo na cabecinha de uma criança de 3 anos e observo muito as preferências principalmente, vc. acha que isso inflûencia nessa fase?

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?
    O seu filhinho está com três aninhos e nesta idade podem surgir curiosidades a respeito do seu próprio corpo. Ele pode toca-se e muitas vezes brincar com partes do corpo, mas sem nenhum sentido erógeno. O toque é por pura e simples curiosidade. Para ele, vai ter o mesmo sentido que brincar com um brinquedo novo. Muitos pediatras recomendam que as mães de meninos permitam que os mesmos toquem as genitálias, pois isso ajuda na prevenção da fimose.
    Quanto as preferências, sejam elas quais forem, não se manifestam nesta fase, pois uma criança de 3 anos de idade não o total discernimento sobre o feminino e masculino. Costumamos escolher cor azul ou verde para meninos e rosa ou roxo para meninas, as crianças pequenas percebem estas escolhas e podem reproduzi-las. Se você vestir uma camiseta rosa no seu filho, provavelmente ela não lhe dirá: “Eu não quero vestir rosa, pois rosa é de menina” Se ele disser, talvez seja porque ele já escutou isso outras vezes de outras pessoas, por exemplo.
    É claro que a personalidade já está dando sinais, é você poderá observar escolhas para comida, brinquedos, passeios, etc. Ele provavelmente vai escolher o que é agradável e divertido.
    Um abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  5. olá minha filha tem 4 anos e venho observando que ela coloca objetos na boquinha como tivesse fazendo sexo oral ou colocando na parte intima
    o que faço?? se´ra que alguem está ensinando isso ou será que ela esta sendo molestada?

    ResponderExcluir